Rafael Nadal conquista Roland Garros pela oitava vez

O espanhol Rafael Nadal tornou-se no primeiro tenista a vencer por oito vezes o mesmo torneio do "Grand Slam", ao bater o compatriota David Ferrer na final da edição 2013 de Roland Garros, em Paris.

Lusa com Antena1 /
Legenda da Imagem

Após sete meses de paragem devido a uma lesão, Rafael Nadal, que repetiu os títulos de 2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011 e 2012, venceu a quarta final 100 por cento espanhola em três "sets", pelos parciais de 6-3, 6-2 e 6-3, em duas horas e 16 minutos.

Além dos oito títulos em Roland Garros, onde venceu 59 dos 60 encontros disputados, Nadal ganhou ainda uma vez na Austrália (2009), duas em Wimbledon (2008 e 2010) e uma no US Open (2010), totalizando assim 12 títulos do "Grand Slam".

"Nunca pensei que isto pudesse acontecer. É uma das minhas vitórias mais especiais, é certo. O ano passado tive muitos momentos difíceis e, se a minha família e a minha equipa não tivessem estado presentes, isto seria impossível", disse Nadal, depois de receber a oitava "taça dos mosqueteiros", esta das mãos do velocista jamaicano Usain Bolt.

O terceiro cabeça de série somou o 59.º triunfo na terra batida de Paris em 60 jogos (só perdeu com o sueco Robin Soderling, na quarta ronda de 2009, com problemas físicos, "oferecendo" o título ao suíço Roger Federer) e o 57.º título da carreira.

"Rafa merece tudo o que conquistou, pois é o melhor", disse, simplesmente, David Ferrer, que, aos 31 anos, não conseguiu vencer a sua primeira final de um "Grand Slam", à qual havia chegado sem perder um único "set".

Ferrer ganhou o primeiro jogo e, ao quarto, respondeu com um "contra break" à quebra de serviço sofrida no terceiro. Ainda se adiantou para 3-2, mas, então, Nadal começou a elevar o seu nível e respondeu com quatro jogos consecutivos, fechando o primeiro "set" com 6-3, em 40 minutos.

Pelo meio, com 4-3 para Nadal, Ferrer teve um ponto de "break", mas não o concretizou. No segundo "set", a perder por 3-1, desperdiçou mais quatro e o "rei da terra batida" ficou a vencer por 4-1, chegando no jogo seguinte ao 5-1.

Depois de sofrer um inconsequente "break", Nadal respondeu com a mesma "moeda" e fechou o segundo parcial com 6-2, em 54 minutos.

O terceiro "set" começou com 2-0 para o terceiro pré-designado e o oitavo título parecia certo, mas Ferrer ainda reagiu: chegou a 3-3 e, depois, teve um ponto de "break" para 4-3, só que, uma vez mais, não o conseguiu ganhar.

Nadal fez o 4-3, logrou mais um "break" no jogo seguinte e fechou o "set" e o encontro com 6-3, deitando-se na terra batida de Paris, a sua segunda casa. Estava selado o oitavo título, mais um feito ímpar para o espanhol.

Ao contrário do que aconteceu em dias anteriores, a chuva não interrompeu a final, que, ainda assim, teve uns instantes de paragem quando um homem conseguiu entrar no "court central" de tronco nu, máscara e um "very light". Foi rapidamente detido.

PUB