Raquel Pinto faz história ao vencer Medalha de Bronze em Tumbling

Disputaram-se esta madrugada, no Campeonato do Mundo de Ginástica de Trampolins, as provas qualificativas de Trampolim Sincronizado Masculino, Duplo Mini-Trampolim Feminino, Tumbling Masculino e a semi-final de Trampolim Individual Feminina, bem como as finais de Duplo Mini-Trampolim Masculino, com André Lico e André Fernandes a representar Portugal, e as finais de Tumbling Feminino, com a participação das ginastas Raquel Pinto e Beatriz Botelho.

RTP /
Raquel Pinto com o "bronze" Federação de Ginástica de Portugal

Segundo informa a Federação de Ginástica de Portugal, foi precisamente na final de Tumbling Feminino que Raquel Pinto alcançou um resultado histórico para Portugal. No seu 1º Campeonato do Mundo enquanto sénior, a ginasta lusa assegurou a Medalha de Bronze com 66.100 pontos.

Também Beatriz Botelho marca a história do Tumbling português ao alcançar um total de 65.600 pontos, classificando-se na 4ª posição da tabela. Estes são os melhores resultados de sempre na Especialidade de Tumbling Feminino num Campeonato do Mundo.

Na final de Duplo Mini-Trampolim Masculino, Portugal foi representado por André Lico e André Fernandes. O bicampeão do mundo desta Especialidade, André Lico terminou a final na 4ª posição da tabela, com 74.000 pontos, falhando por 5 décimas o pódio. Já André Fernandes terminou a sua participação na 8ª posição, com 34.200 pontos.

Ana Rente e Sílvia Saiote estiveram em prova na semi-final de Trampolim Individual Feminino. A Olímpica Ana Rente assegurou 51.120 pontos e terminou na 16ª posição, classificação que lhe garante a renovação do Projeto Olímpico Rio 2016.
Já Sílvia Saiote garantiu a pontuação de 49.065, terminando na 17ª posição, lugar que permite também a entrada da ginasta lusa no Projeto Olímpico Rio 2016.

Nas provas qualificativas de Duplo Mini-Trampolim Feminino, Ana Robalo garantiu mais uma final para Portugal, ao somar 67.300 pontos nas suas 2 séries, assegurando a 6ª posição entre as 8 melhores ginastas apuradas para a final desta Especialidade. Joana Pereira, apesar de apresentar séries condicionadas devido à sua lesão, entrou em prova com força e confiança, conseguindo somar 59.100 pontos, ocupando assim a 17ª posição da tabela classificativa. Andreia Robalo totalizou 59.100, ficando classificada na 18ª posição.

Na Especialidade de Trampolim Sincronizado Masculino, Diogo Abreu e Tiago Lopes concluíram a sua prestação na 17ª posição da tabela, com a pontuação total de 83.100 pontos. Já Diogo Ganchinho e Pedro Ferreira somaram 78.500, pontuação que lhes atribui o 20º lugar.

Já no Tumbling Masculino, Paulo Cruz, com 67.800 pontos na soma das 2 séries, foi o melhor ginasta luso em prova, classificando-se na 16ª posição. Frederico Rodrigues assegurou 66.100 pontos e o 18º lugar. Nuno Silvano obteve 64.000 pontos e terminou a sua participação na 22ª posição da tabela.
PUB