Resultado inesperado na Rod Laver Arena

Marin Cilic (14), o jovem croata de 21 anos, conseguiu esta noite ser mais forte que o veterano Andy Roddick (7), antigo nº 1 do mundo. Nas mulheres, a chinesa Jie Zheng continua fazer história, ao qualificar-se para as meias-finais do torneio, onde vai encontrar Justin Henin, que também venceu.

Pedro Pina /
O jovem Marin Cilic está pela primeira vez nas meias-finais de um Grand Slam Getty Images

Foi com alguma surpresa que os adeptos viram Andy Roddick ser eliminado esta noite. O norte-americano viu-se frente a frente com um Cilic muito motivado e com uma enorme vontade de vencer. Foi isso que aconteceu.

O croata entrou no jogo para ganhar, e conseguiu fazê-lo nos dois primeiros sets, pelos parciais 7-6(4), 6-3. Mas Roddick não estava interessado em fazer pior prestação que no ano passado (onde foi às meias-finais) e reagiu, conseguindo levar o jogo para um quinto set, vencendo o terceiro e o quarto por 6-3, 6-2.

Cilic estava bastante motivado com a possibilidade de ir pela primeira vez a umas meias-finais de um Grand Slam e eliminou Andy Roddick, fechando a partida com os parciais 6-3 no último set. O croata vai agora encontrar o vencedor do encontro entre Andy Murray e Rafael Nadal, que começou há poucos minutos.

No quadro feminino, Jie Zheng igualou a sua melhor prestação de sempre, ao qualificar-se para as meias-finais (já o tinha feito em Wimbledon em 2008) do Open da Austrália. A chinesa, 35 no ranking, venceu a russa Maria Kirilenko (58), que estava a ser uma grande surpresa neste torneio.

Kirilenko já tinha eliminado Maria Sharapova (14) e Dinara Safina (2), mas foi esmagada em dois sets (6-1, 6-3) nos quartos-de-final. Zheng vai jogar as meias-finais contra Justine Henin, que também venceu esta noite.

A belga, antiga nº 1 do mundo, vencedora de sete Grand Slams, quatro em Roland Garros, está a tornar-se rapidamente na grande favorita à vitória, juntamente com Serena Williams (1). Henin jogou esta noite com Nadia Petrova (19) e venceu em dois sets bastante difícieis, pelos parcias 7-6(3), 7-5.

Petrova, que já tinha eliminado Kim Clijsters e Svetlana Kuznetsova (3), começou o encontro com muita vontade de seguir em frente. Mas Henin, a participar num Grand Slam pela primeira vez desde o Open da Austrália de 2008, também não queria ficar pelo caminho. A belga foi mais forte nos momentos chave da partida e conseguiu apurar-se para a próxima fase. Foi a sua 13ª vitória dos quinze encontros que as duas jogadoras já disputaram.
PUB