Roberto Heras recupera vitória na Volta a Espanha de 2005

O Tribunal Supremo de Salamanca confirmou esta sexta-feira a anulação da sanção por dopagem do antigo ciclista espanhol Roberto Heras, que recupera assim a vitória na Volta a Espanha de 2005.

RTP /
Roberto Heras SKY

Este tribunal rejeitou o recurso da Real Federação Espanhola de Ciclismo  e confirmou a sentença do Tribunal Superior de Justiça de Castela e Leão,  que, em junho do ano passado, anulou a resolução do Comité disciplinar de desclassificar Heras do primeiro lugar da Vuelta2005.   
   
    O ex-ciclista espanhol, que foi companheiro do norte-americano Lance  Armstrong, deu positivo por eritropoietina recombinante (rhEPO) num controlo da 20. etapa da prova espanhola, disputada a 17 de setembro de 2005.   
   
    À agência EFE, Heras, de 38 anos, disse que nunca deixou de se sentir  vencedor da Vuelta2005, a quarta que ganhou, e que, por isso, recebeu a  melhor notícia dos últimos anos.   
   
    "Recebi a novidade com grande alegria. Em junho de 2011 já dei um grande passo, mas não sabia o que podia acontecer com o recurso. Tinha esperança, mas não me queria iludir", acrescentou.    
   
    O agora outra vez recordista de vitórias na Volta a Espanha (2000, 2003, 2004 e 2005) recordou que a sua análise não foi positiva, mas sim "não conclusiva".  
   
       
PUB