Ruben Gonzalez brilhou pela manhã no Azores Islands Pro

O Azores Islands Pro, prova a contar para o circuito mundial de qualificação de surf e a primeira com o estatuto Prime que se realiza em Portugal, começa hoje, para os homens, na Praia do Monte Verde, em S. Miguel, Açores.

RTP /
Os portugueses continuam a lutar contra as ondas açorianas Reuters

No segundo dia de competição no Azores Islands Pro o registo para a eliminação das portuguesas e para a entrada em grande de Ruben Gonzalez como nos conta o repórter da RDP, Miguel Pedreira.

O surfista português Tiago "Saca" Pires, 15.º classificado no ranking mundial, é o único representante nacional na competição, que conta com a participação de alguns dos melhores surfistas mundiais. 
 
Tiago Pires apenas entra em prova na segunda ronda, integrando a última eliminatória, com o australiano Julian Wilson, o norte-americano Chris Ward e um quarto elemento, o vencedor da 16.ª eliminatória da primeira ronda.
 
A lista de 128 inscritos no Azores Islands Pro inclui nove surfistas que disputam o World Tour, a principal competição de surf a nível mundial, sendo o português Tiago Pires e o norte-americano Chris Davidson, ambos em 15.º lugar, os mais bem classificados. 
 
Entre os melhores surfistas do Mundo que vão estar nas ondas da Praia do Monte Verde, na costa norte de S. Miguel, encontram-se também Brett Simpson (24.º), Travis Logie (30.º) e Neco Padaratz (33.º). 
 
As ondas do mar dos Açores vão também contar com o campeão português João Guedes, o tricampeão mundial Tom Curren e o ex-vice-campeão mundial Luke Egan, que receberam os 'wildcards' (convites) entregues pela organização.
 
Ao lado dos mais consagrados, a prova açoriana terá também algumas das mais recentes revelações do surf mundial, como os brasileiros Wiggolly Dantas e William Cardoso, os havaianos Kai Barger e John John Florence, o francês Marc Lacomare ou o neozelandês Jay Quinn. 
 
O Azores Islands Pro, que decorre até domingo, é a 28.ª etapa do Circuito Mundial de qualificação masculino, sendo uma das nove com o estatuto Prime e a primeira que se realiza em Portugal com esta classificação atribuída pela Association of Surfing Profissionals (ASP), entidade que gere o surf profissional a nível mundial. 

C/Lusa

PUB