Rússia soma títulos e França medalhas nos Europeus jovens de ciclismo de pista

Rússia e França destacaram-se esta quarta-feira no segundo dia do campeonato da Europa de pista sub-23 e júnior como as seleções com mais títulos e medalhas na jornada que decorreu no velódromo nacional, em Sangalhos, Anadia.

RTP /
Russos e franceses dividem o pódio de Sangalhos

  Os gauleses conquistaram cinco pódios, mas os russos, com "apenas" quatro, amealharam mais títulos e com isso reforçaram a liderança dos campeonatos, com oito medalhas, quatro delas de ouro, seguidos de Alemanha e Suíça com duas -- estão cumpridos dois dos seis dias de competição e entregues 14 dos 38 cetros em disputa.   
   
    Em sub-23, a Alemanha revalidou o título na velocidade por equipas, relegando República Checa e Holanda para os restantes lugares do pódio, enquanto na perseguição coletiva o quarteto da Suíça suplantou o francês e os checos ficaram com o bronze.   
   
    Em femininos, a campeão olímpica de omnium e de perseguição por equipas, Laura Trott, bateu a compatriota Elinor Barker na perseguição individual, sendo que a Holanda levou o ouro na velocidade por equipas.    
   
    Em juniores, o russo Alexandr Dubchenko sagrou-se campeão europeu de 1.000 metros em contrarrelógio e na perseguição individual o russo Pavel Chursin ficou com o ouro, deixando rivais franceses nas posições imediatas.  
   
    A também gaulesa Melissandre Pain arrebatou a medalha de ouro em velocidade individual e a Itália assegurou o título em perseguição por equipas.   
   
    Quanto aos portugueses, destaque para o júnior Ivo Oliveira que conseguiu o melhor resultado absoluto de sempre de um ciclista nacional num Europeu de Pista, com o sétimo lugar na prova de perseguição individual, superando o oitavo de Ana Azenha na prova júnior de scratch, em 2011.    
   
    Na quinta-feira vão estar em disputa mais cinco títulos.   
   
       
PUB