Tiago Pires bate Taylor Knox na Austrália

O surfista português Tiago Pires qualificou-se hoje para a terceira eliminatória do Rip Curl Pro Bells Beach, na Austrália, da segunda etapa do Circuito Mundial ASP, ao bater o norte-americano Taylor Knox na ronda de repescagem.

RTP /
"Saca" continua a vencer as ondas australianas AP

No 12.º "heat" da segunda eliminatória, "Saca", atual terceiro do "ranking" Mundial, somou 11,77 pontos (6,1 e 5,67), superando o veterano Knox, 25.º da hierarquia, que garantiu apenas 8,08 pontos (4,23 e 3,83).

Com esta qualificação, o português termina pelo menos na 13.ª posição do campeonato, que celebra o 50.º aniversário, e cujo período de espera se prolonga até 30 de abril.

Além de Tiago Pires, também o sul-africano Jordy Smith, que divide o terceiro lugar do circuito com o português, prossegue em prova após vencer na repescagem o anfitrião Adam Robertson, enquanto o australiano Taj Burrow, segundo do Mundo, foi afastado pelo norte-americano Bobby Martinez.

O "mítico" Kelly Slater, líder do circuito e 10 vezes campeão do Mundo, e o australiano Mick Fanning, 13.º do Mundo e campeão em 2007 e 2009, já tinham garantido o apuramento direto para a terceira ronda ao vencer a primeira, tal como Joel Parkinson, que detém os registos da melhor onda (9,57) e melhor "heat" (17,74) da prova.

Na etapa inaugural do circuito de 2011, o Quiksilver Pro Gold Coast, também na Austrália, Tiago Pires só foi eliminado nas meias-finais por Slater, que acabou por ganhar a prova ao bater Burrow na final.

Em 2010, Slater tocou pela quarta vez o sino em Bells Beach ao derrotar na final Fanning, que afastou "Saca" na quarta ronda e deixou o português entre os nonos classificados do campeonato.

Na terceira eliminatória, "Saca" vai defrontar o norte-americano Damien Hobgood, 24.º do Mundo, na nona bateria. Já Slater vai medir forças com o compatriota Stu Kennedy, Smith depara-se com Martinez, Parkinson com o francês Jeremy Flores e Fanning com Josh Kerr.

C/Lusa
PUB