Tóquio2020. Pré-olímpico de natação artística adiado para maio

por Mário Aleixo - RTP
A prova de qualificação de natação artística dos Jogos foi adiada D.R. - Facebook

A prova de qualificação de natação artística, a primeira competição olímpica do ano em Tóquio, foi adiada por dois meses, devido às restrições impostas pelo Japão na luta contra a pandemia de covid-19, confirmou a organização.

A competição marcada para o Centro Aquático de Tóquio estava marcada para entre 4 e 7 de março e foi adiada para entre 1 e 4 de maio, para “garantir as condições mais igualitárias para a participação dos atletas”, referiu a organização, tendo em conta as restrições de viagens em vigor no país.

As portuguesas Cheila Vieira e Maria Beatriz Gonçalves aguardam a realização desta competição de apuramento para as competições de natação artística (era designada por sincronizada até 2017) para Tóquio2020.

As restantes provas de qualificação direta de natação mantêm-se previstas para o Japão, caso da Taça do mundo de saltos, entre 18 e 23 de abril, da maratona de águas abertas, em 29 e 30 de maio.

A próxima prova prevista para Tóquio, e a primeira do ano, é o torneio pré-olímpico de râguebi em cadeira de rodas, em 3 e 4 de abril.

O Japão está em estado de emergência até 7 de fevereiro, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, e fechou praticamente todas as fronteiras, dificultando as viagens para o país.

Os atletas podiam viajar para o país para preparar os Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021, mas o governo japonês revocou essa exceção no início de janeiro.
pub