Tóquio2020. Rep. Checa, Itália, Alemanha e Eslovénia fecham vagas no basquetebol

República Checa, Itália, Alemanha e Eslovénia conquistaram as últimas quatro vagas no torneio de basquetebol dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao vencerem as respetivas finais dos quatro pré-olímpicos, de Victoria, Belgrado, Split e Kaunas.

Mário Aleixo - RTP /
Estão definidas as últimas quatro vagas do torneio olímpico de basquetebol Erik S. Lesser-Epa

Em Tóquio2020, num torneio que se realiza de 25 de julho a 7 de agosto, o Grupo A será composto por Irão, França, Estados Unidos e República Checa, o B por Austrália, Alemanha, Itália e Nigéria e o C por Argentina, Japão, Espanha e Eslovénia.

Os dois primeiros classificados de cada grupo e os dois melhores terceiros qualificam-se para os quartos de final, seguindo-se as meias-finais, o jogo do bronze e a final.

O último "passaporte" foi conquisto em Victoria, no Canadá, onde a República Checa cilindrou a Grécia por 97-72, com cinco jogadores a marcarem na casa das dezenas.

Em relação aos torneios realizados na Europa, destaque para a Itália, medalha de prata em 1980 e 2004, e a Eslovénia, que se vai estrear nuns Jogos Olímpicos, já que conquistaram o apuramento em finais em que enfrentaram as seleções anfitriãs.

Em Belgrado, os transalpinos bateram a Sérvia, vice-campeã olímpica em título, por 102-95, num encontro que dominaram por completo desde o meio do terceiro período.

Em Kaunas, qualificou-se a Eslovénia, para uma primeira participação nos Jogos Olímpicos, ao vencer na final a Lituânia por 96-85, liderada por um soberbo Luka Doncic.

Quanto ao pré-olímpico de Split, o vencedor foi a Alemanha, que bateu o Brasil por 75-64, graças sobretudo a um grande jogo de Moritz Wagner (Orlando Magic), com 28 pontos e seis ressaltos.

PUB