Troféu RTP Algarve - Theo Bos (Rabobank) vence no arranque da temporada de elites

por RTP
Theo Bos aqui a experimentar uma nova bicicleta www.koga.com

O ciclista holandês Theo Bos (Rabobank) ganhou este domingo, em Faro, a prova de elites do XX Troféu RTP Algarve, na abertura da época velocipédica nacional.

Bos atacou, com o companheiro de equipa belga Michael Van Staeyen, na subida antes da meta e ganhou uma vantagem de escassos metros, suficientes, no entanto, para suceder ao malogrado Bruno Neves na lista de vencedores da competição. 
 
Para Theo Bos, 25 anos, foi uma estreia em grande em provas de estrada, uma vez que a sua carreira na modalidade passava, até 2008, pela variante de pista. 
 
"Foi um 'sprint' muito bom. Estou muito feliz por ter ganho na minha primeira corrida em estrada, depois de quatro meses de treino", disse. 
 
Campeão mundial em diversas categorias e medalha de prata nos Jogos Olímpicos Atenas2004, Theo Bos decidiu "virar a página" na sua carreira.
 
"Já tinha muitos títulos e precisava de desafios diferentes. Optei pelo ciclismo de estrada, onde também quero sagrar-me campeão do Mundo", assegurou.
 
O português Manuel Cardoso (Liberty Seguros), que venceu a prova em 2007, foi terceiro classificado, depois dos dois corredores do Rabobank, equipa vitoriosa em termos colectivos. 
 
"Não posso ficar triste, embora o meu objectivo fosse ganhar. Os dois corredores da Rabobank foram mais fortes no final e espero vingar-me na Volta ao Algarve", afirmou. 
 
O percurso de 160 quilómetros ficou marcado por uma fuga, que arrancou com 12 ciclistas e foi perdendo elementos até ficar reduzida a Tiago Machado (Madeinox-Boavista), alcançado a sete quilómetros da chegada pelo pelotão.
 
"Houve uma confusão entre mim e o director-desportivo e acabei por abrandar cedo demais, mas dificilmente conseguiria chegar sozinho porque ainda não tenho o ritmo suficiente", explicou Machado. 
 
O inglês Tomas Metcalfe (Palmeiras Resort-Prio-Tavira) venceu as duas metas volantes do dia, com Hugo Vítor (CC Loulé-Louletano-Aquashow) e Luís Silva (Tavira) a repetirem os segundo e terceiro lugares, respectivamente, em ambas. 
 
O português Cândido Barbosa (Tavira) sentiu arrepios de frio e, para evitar uma gripe, desistiu, poupando-se para a Volta ao Algarve. 
 
     
Classificação da prova de elites do 20 Troféu RTP Algarve: 
1. Theo Bos, Hol (Rabobank)                3:38.16 horas 
                                  (média de 43,983 km/h) 
2. Michael Van Staeyen, Bel (Rabobank)            m.t.  
3. Manuel Cardoso (Liberty Seguros)               m.t. 
4. Bruno Lima (Madeinox-Boavista)                 m.t. 
5. César Quitério (CC Loulé-Louletano-Aquashow)   m.t. 
6. Samuel Caldeira (Palmeiras Resort-Prio-Tavira) m.t. 
7. Pedro Soeiro (CC Loulé-Louletano-Aquashow)     m.t. 
8. João Benta (Madeinox-Boavista)                 m.t. 
9. Joaquim Sampaio (Madeinox-Boavista)            m.t. 
10. Pedro Lopes (CC Loulé-Louletano-Aquashow)     m.t. 
pub