Vasco Ribeiro nos quartos de final em Cascais

O campeão do mundo de surf de juniores, Vasco Ribeiro, é o único português ainda em prova no Allianz Billabong Pro Cascais, na praia do Guincho, ao qualificar-se hoje para os quartos de final.

LUSA /
Carlos Barros - RTP

Vasco Ribeiro, 72.º do ‘ranking’ do circuito de qualificação, assegurou um lugar entre os cinco primeiros classificados da 28.ª etapa, ao somar 17,90 pontos (8,17 e 9,73) no ‘heat’ da quarta ronda frente a Frederico Morais, 85.º da hierarquia, que conquistou 15,24 (8,07 e 7,17).

Antes do embate luso, Vasco Ribeiro tinha superado a terceira ronda, terminando a bateria atrás do norte-americano Kolohe Andino, que volta a defrontar nos quartos de final, e à frente do brasileiro David do Carmo, enquanto Frederico Morais tinha vencido o ‘heat’ perante o marroquino Ramzi Boukhiam e o brasileiro Michael Rodrigues.

Atrás de ‘Kikas’, que concluiu a sua participação com o nono lugar no campeonato cascalense, ficou Tiago Pires, 103.º do circuito e que se quedou entre os 25.ºs classificados, com o terceiro lugar no 12.º ‘heat’ da segunda eliminatória, atrás do norte-americano Evan Geiselman e do brasileiro Wiggolly Dantas.

Antes da eliminação de ‘Saca’, também já Tomás Fernandes, na quarta-feira, tinha sido eliminado na segunda ronda, enquanto Nic Von Rupp, Miguel Blanco, Marlon Lipke, José Ferreira e Pedro Henrique foram afastados na primeira eliminatória da prova.

A etapa cascalense, cujo período de espera decorre até domingo, é a segunda das três provas do Portuguese Waves Series – Cascais Trophy, depois do SATA Azores Pro e antes do Moche Rip Curl Pro Portugal, em Peniche.

Apesar de ter sido eliminado na quarta ronda, o australiano Jack Freestone ainda lidera esta ‘triple crown’, que atribui um prémio monetário de 25.000 dólares (cerca de 22.375 euros), graças à vitória no campeonato açoriano.
Wild-card para PenicheO português Vasco Ribeiro, campeão do mundo de juniores de surf, vai estrear-se no circuito mundial, ao receber um ‘wild-card’ para disputar o Moche Rip Curl Pro Portugal, entre 20 e 31 de outubro, em Peniche.

Em comunicado, o patrocinador do campeonato justifica a escolha de Vasco Ribeiro com a chegada do surfista aos quartos de final do Allianz Billabong Pro Cascais, na praia do Guincho, ao eliminar Frederico Morais, na quarta eliminatória, e a consequente obtenção do estatuto de melhor luso no ‘ranking’ de qualificação.

Este convite para a 10.ª e penúltima etapa do circuito mundial de surf vai possibilitar a estreia do Vasco Ribeiro, de 20 anos, entre a ‘elite’ do surf mundial, em Peniche, onde o melhor resultado de um luso foi alcançado por Frederico Morais, em 2013, quando chegou à terceira eliminatória, depois de ter afastado o norte-americano Kelly Slater na repescagem.

Com cinco presenças nos seis campeonatos penichenses, Tiago Pires, que falhou a prova por lesão em 2013, nunca passou da segunda ronda, tendo sido eliminado na primeira em 2009.

Nesse ano, no Rip Curl Search, o luso-alemão Marlon Lipke ainda superou a primeira ronda, mas foi eliminado na segunda, tal como viria a ocorrer em 2010, na sua última presença em Peniche.

Depois, além do ‘brilharete’ de Frederico Morais, Francisco Alves disputou a etapa portuguesa em 2011 e 2013, tendo sido afastado na repescagem em ambas, tal como ocorreu no ano passado com Nic von Rupp.
PUB