Vera Barbosa falha passagem à final dos 400 barreiras

A portuguesa Vera Barbosa classificou-se hoje em quinto lugar numa das semifinais dos 400 metros barreiras dos Europeus de atletismo, em Zurique, falhando assim o apuramento para a final de sábado.

Rui Mendes c/ Lusa /
Legenda da Imagem EPA

Correndo na primeira semifinal, gastou 56,33 segundos e ainda guardou algumas esperanças de repescagem por tempos, até à realização da segunda semifinal, que, no entanto, foi muito mais rápida e atirou a atleta portuguesa para o 10.º lugar global.

Depois de ter vencido uma das séries de qualificação, com 55,85 (um tempo que daria para a final), Vera Barbosa era uma das favoritas para a passagem à corrida decisiva, tanto mais que se apresentava em pista com a quarta melhor marca do ano entre as 16 barreiristas ainda em prova.

A ucraniana Anna Titimets (54,90) e a inglesa Eilid Child (54,71) foram as vencedoras das duas corridas. A checa Denisa Rosolova, com 54,96, também desceu do patamar dos 55 segundos.

Vera Barbosa, de origem cabo-verdiana, tem um recorde nacional de 55,22 segundos, de que se aproximou bem mais cedo na época, com 55,37.

Em 2011, foi quarta classificada nos Europeus de sub-23 e em 2012 atingiu as semifinais nos Europeus e nos Jogos Olímpicos, tendo estabelecido a marca que é atual recorde nacional.
PUB