Deputadas visadas em email intimidatório podem vir a ter proteção policial

por Antena 1

Foto: PSP@Facebook/DR

A PSP não se pronuncia, para já, sobre os pedidos de proteção policial, apresentados por alguns dos activistas que foram ameaçados por um grupo de extrema-direita.

Contactada pela Antena 1, a Polícia de Segurança Pública não faz comentários.

Isto depois do Governo português ter contatado as três deputadas visadas pelo email intimidatório, assinado pela Nova Ordem de Avis e pela Resistência Nacional.

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares falou com as duas deputadas do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua e Beatriz Gomes Dias, e com a deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira, com vista a essa possibilidade de escolta policial, que pode ser alargada a outros nomes. Uma notícia avançada esta sexta-feira pelo jornal Público.

Nenhuma das deputadas visadas quer falar sobre o tema e desconhece-se a sua decisão sobre a proteção policial.

O jornal Público revela na edição de hoje que as outras sete pessoas da SOS racismo, também visadas no email, terão solicitado proteção policial mas não tiveram ainda resposta.

A Polícia Judiciária está a investigar o envio das mensagens intimidatórias, que também teve como destinários vários ativistas de grupos anti-racistas e anti-fascistas.

O Ministério Público iniciou um inquérito-crime.
pub