O portal do SNS mostrava ao início da manhã de quarta-feira que há sete urgências de Ginecologia e Obstetrícia fechadas, das quais cinco na região de Lisboa e Vale do Tejo.
O Hospital de Santo André, em Leiria, e o Hospital de Portimão, no Algarve, também têm as suas urgências de Ginecologia e Obstetrícia encerradas.
Também a urgência de Pediatria do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, está encerrada.
Para esta quinta-feira, dia de feriado, está previsto o fecho de sete urgências de Ginecologia e Obstetrícia. Na sexta-feira deverão encerrar quatro.
O dia mais complicado deverá ser sábado, com previsão de sete urgências encerradas. No domingo, seis serviços deverão estar encerrados.
Também está previsto o encerramento de duas urgências de Pediatria na quinta-feira e na sexta-feira. No sábado deverão encerrar quatro destas urgências e cinco encerram no domingo.
Na segunda-feira, com cinco urgências de Ginecologia e Obstetrícia encerradas, a Maternidade Alfredo da Costa realizou 25 partos, cinco dos quais cesarianas.
Este é o maior número de partidos naquela unidade desde 2013, altura em que se registaram 22 partos no mês de janeiro.
A Direção Executiva do SNS apela à população para que contacte a Linha SOS Grávida (808 24 24 24) antes de se deslocar a um serviço de Urgência de Ginecologia.
com Lusa