Diana Gomes aposta na experiência apesar dos 19 anos

O feito de disputar a segunda olimpíada um mês após completar apenas 19 anos diz muito sobre Diana Gomes, a nadadora que se apresenta em Pequim2008 empenhada em bater os seus recordes nacionais dos 100 e 200 metros bruços. 

RTP /

A atleta do Clube de Natação da Amadora acredita que esse feito lhe poderá valer a presença nas meias-finais, o que lhe permitiria melhorar os 23 e 24 lugares de Atenas2004, respectivamente nos 200 e 100 metros bruços. 
 
Mesmo muito jovem, Diana Gomes apresenta-se agora com o capital de mais quatro anos de experiência, com uma noção bem mais realista do que é o desporto de alta competição. 
 
"Este é o sítio perfeito para mim", disse a futura arquitecta, sentindo-se em casa quando treinou pela primeira vez no Centro Aquático Nacional, um dos edifícios carismáticos de Pequim2008 com traço vanguardista. 
 
Apurar-se para Atenas2004 com apenas 14 anos -- com 15 anos e cinco semanas foi a mais jovem portuguesa de sempre em Jogos - surpreendeu tudo e todos, até a atleta, que, confessa, só um ano depois digeriu na plenitude a experiência vivida. 
 
Em 2005, Diana conquistou duas medalhas de ouro e uma de bronze nos europeus juniores, o melhor de sempre de um português.  
 
Curiosamente, aos três anos Diana revelou um medo pela água que só ultrapassou aos seis: aos oito foi viver para a Covilhã onde conheceu Bruno Pais -- triatleta também apurado para Pequim2008 -- com quem treinava, antes de voltar ao Alapraia (11 anos) onde completou a sua formação.  
 
Diana Gomes fez este ano uma pausa no curso superior de arquitectura para se dedicar mais afincadamente ao sonho de atingir os seus objectivos nos Jogos. 
 
PUB