Júri mantém desqualificação da dupla portuguesa de 49er

O júri de prostestos do torneio de vela dos Jogos Olímpicos Pequim2008 negou razão à queixa da dupla portuguesa Jorge Lima/Francisco Andrade, mantendo a desqualificação na sexta regata, realizada esta segunda-feira em Qingdao.

RTP /
O júri de prostestos do torneio de vela dos Jogos Olímpicos Pequim2008 negou razão à queixa da dupla portuguesa Jorge Lima/Francisco Andrade DR

"Não deram razão ao pedido de reparação" da cana do leme, o chefe da equipa portuguesa, Luís Rocha, que não viu atendida a pretensão de ser atribuída à dupla lusa a média de pontos na regata. 
 
O responsável pela equipa explicou que o protesto ficou a dever-se à colocação de uma peça de suporte para uma câmara de vídeo na popa do barco que, no seu entender, "limitava" movimentos e acabou mesmo por partir a cana do leme, não permitindo que a dupla realizasse a regata. 
 
"Nós alegámos que a peça limitava a amplitude dos movimentos da cana do leme, que acabou mesmo por partir. Em nosso entender, a cana do leme só partiu porque a peça lá estava. O júri de regatas não entendeu assim e alegou que a cana do leme só partiu porque eles (velejadores) fizeram um movimento brusco demais", adiantou Luís Rocha. 
 
O problema técnico será fácil de resolver, uma vez que a equipa possui mais duas canas de leme, mas a classificação fica como está, com Jorge Lima e Francisco Andrade a manterem o 10 lugar, com 43 pontos (incluindo 20 na sexta regata).  
 
A Classe 49er, inserida no programa olímpico desde Sydney2000, tem previstas 16 regatas. 

C/Lusa
 
PUB