Phelps leva 8 medalhas de ouro
O norte-americano Michael Phelps foi a incontornável figura das provas de natação dos Jogos Olímpicos Pequim2008, ao cumprir o prometido e conquistar oito medalhas de ouro, batendo o recorde do seu compatriota Mark Spitz.
"Jamais imaginei que pudesse conseguir este feito, mas tinha metido na cabeça a ideia de fazer algo inédito neste desporto", afirmou Michael Phelps, que não se esqueceu de fazer agradecimentos: "sem os meus companheiros nas estafetas não teria sido possível".
Com a ajuda de Aaron Peirsol, Brendan Hansen e Jason Lesak, Phelps somou o oitavo ceptro, precisamente na prova que fechou as provas no "cubo de água", após os 400 estilos (10 de Agosto), os 4x100 livres (11), os 200 livres (12), os 200 mariposa (13), os 4x200 livres (13), os 200 estilos (15) e os 100 mariposa (16).
Sete dos triunfos do norte-americano foram, ainda por cima, abrilhantados com recordes do Mundo e o outro, o dos 100 mariposa, com um novo recorde olímpico - faltaram 19 centésimos (50,58 contra os 50,40 de Ian Crocker) para um registo ainda mais perfeito.
Numa piscina em que caíram 25 recordes do Mundo (14 no masculino), Phelps conseguiu o que parecia impossível, mas a missão esteve longe de ser fácil e um triunfo deve-o mesmo ao compatriota Jason Lesak, que, face ao francês Alain Bernard, resgatou em "cima" da parede o triunfo nos 4x100 livres... por oito centésimos.
Se a vitória na primeira estafeta foi "in-extremis", ainda mais o foi o dos 100 mariposa: Phelps virou em sétimo aos 50 metros, mas acabou por vencer de forma milagrosa, por um centésimo, a margem com que superou o sérvio Milorad Cavic.
No que respeita aos outros triunfos, a sua superioridade - ou das estafetas norte-americanas - foi evidente, apesar dos esforços de vários adversários, nomeadamente do húngaro Laszlo Cseh, a "sombra" de Phelps, ao ser segundos nos 200 e 400 estilos e nos 200 mariposa.
Phelps, que também passou a ser o desportiva com mais títulos olímpicos (14) e o segundo com mais medalhas (16), foi igualmente o maior responsável pelo domínio dos Estados Unidos, que somaram 12 medalhas de ouro, nove de prata e 10 de bronze.
Os norte-americanos somaram o dobro dos títulos e mais 11 "metais" do que a Austrália (31 contra 20), que, por seu lado, dominou no feminino, com seis títulos, embora os Estados Unidos tenham conquistado mais medalhas (14 contra 12).
Além de Michael Phelps, destaque na equipa masculina norte-americana para os especialistas no estilo de costas, Aaron Peirsol, Matt Grever e Ryan Lochte, que preencheram os dois primeiros lugares do pódio nos 100 e 200 metros, e, no feminino, para as seis medalhas de Natalie Coughlin (um ouro, duas pratas e três bronzes).