Bühler e Al-Attiyah venvem 2.ª etapa do Rally-Raid Portugal

por Lusa
João Ferreira brilha nas estradas alentejanas Hamad Mohammed - Reuters

O luso-alemão Sebastian Bühler (Hero), nas motas, e o qatari Nasser Al-Attiyah (Prodrive), nos automóveis, venceram a segunda de cinco etapas do Rally-Raid Portugal, terceira prova do Mundial de todo-o-terreno, única disputada em solo europeu.

Sebastian Bühler, que nasceu na Alemanha mas que mora em Portugal desde a infância, disputando o campeonato português há vários anos, gastou 1:47,59 horas para cumprir os 166 quilómetros cronometrados da especial de quinta-feira, a sul de Grândola, com o francês Adrien van Beveren (Honda) em segundo, a 1.09 minutos, e o português Bruno Santos (Husqvarna) em terceiro, a 1.58 minutos. Bruno Santos venceu entre a classe WRC2.

Bühler estreou-se a ganhar etapas no Mundial (averbando por isso cinco pontos) e com isso reduziu para 2.56 minutos a desvantagem para o líder da classificação geral, o espanhol Tosha Schareina (Honda), que hoje foi sexto.

O luso-alemão começou o dia com uma desvantagem de 5.35 minutos, depois de ter sofrido quatro minutos de penalização na quarta-feira à noite.

"Senti-me bem ao longo de toda a etapa. Havia muita água na pista antes da zona de reabastecimento mas tentei ser rápido, sem deixar de ter alguns cuidados com a mota, porque, nas zonas rápidas, o risco é enorme. Depois disso, a especial fluiu e estou muito contente com este resultado", disse Bühler.

Bruno Santos, autor do terceiro melhor tempo, foi o melhor português.

João Ferreira em bom nível nos carros

Nos automóveis, Nasser Al-Attiyah venceu a tirada, com o tempo de 1:47.21 horas, deixando o francês Sébastien Loeb (Taurus) a 35 segundos, com o saudita Yazeed Al-Rajhi (Toyota) em terceiro, a 1.11 minutos.

A vitória na etapa vale mais cinco pontos a Al-Attiyah no Mundial e a aproximação ao líder do campeonato, o espanhol Carlos Sainz (Mini), além de o colocar na liderança da prova.

João Ferreira (Mini) foi o melhor português, na quarta posição, a 1.46 minutos do vencedor, ascendendo ao quarto posto da geral, a 2.32 de Nasser.

"Foi um dia difícil. A primeira parte da especial estava muito escorregadia e com muita lama. Depois da neutralização, na segunda parte, o piso estava mais seco e pudemos divertir-nos mais. Quarto lugar na geral, para já. Não me parece mau", apontou o piloto de Leiria, que venceu também a prova do Campeonato de Portugal de todo-o-terreno, cujas pontuações foram atribuídas no final da etapa de hoje.

Esta sexta-feira disputa-se a etapa mais extensa do Rally-Raid Portugal, com um total de 374,10 quilómetros cronometrados. As equipas rumam ao Ribatejo e ao Alto Alentejo, cruzando a fronteira para a chegada a Badajoz, cidade espanhola onde vão pernoitar e iniciar a etapa de sábado.

pub