Amigos, amigos...bola à parte...

Portugal defronta hoje o Brasil num encontro particular que servirá para fazer algumas experiências e tentar recuperar o ânimo após resultados menos positivos na fase de apuramento para o Mundial2010 de futebol.  

RTP /
Selecção portuguesa em treino no Estádio Walmir Campelo Bezerra, em Gama, nos arredores de Brasília EPA

Invicta contra o Brasil no século XXI, a selecção portuguesa regressa, quase 20 anos depois da última derrota contra o "escrete", a território brasileiro, onde perdeu nos oito encontros realizados. 
 
Na reinauguração do renovado Estádio Walmir Campelo Bezerra, em Gama, arredores de Brasília, Portugal vai tentar recuperar o moral perdido nos últimos encontros, em que apenas conseguiu um triunfo em jogos oficiais, em Malta (4-0), cedendo depois uma derrota caseira frente à Dinamarca (2-3) e dois "nulos", na Suécia e na recepção à Albânia. 
 
Contudo, o Brasil também vem de um resultado menos positivo, um "nulo" em casa com a Colômbia, ocupando o segundo lugar na fase de apuramento sul-americana, a seis pontos do Paraguai, pelo que o jogo do Bezerrão também constitui um teste para Dunga. 
 
Já com o pensamento no encontro com a Suécia, em Março, o seleccionador português, Carlos Queiroz, fez uma convocatória com muitas surpresas, da qual se destacam as saídas de Ricardo Quaresma e Nuno Gomes, as estreias de Rolando e César Peixoto, além do regresso de Tiago. 
 
No "escrete", a grande ausência é Ronaldinho Gaúcho, mas o seleccionador brasileiro, Dunga, continua a contar com Adriano, suspenso por José Mourinho no Inter de Milão, e com o benfiquista Luisão, o único representante do futebol português, pelo qual já passaram Diego, Anderson e Luís Fabiano, todos pelo FC Porto. 
 
O "rei" Pelé dará o pontapé de saída no encontro de quarta-feira (22:00 locais, mais duas em Lisboa), que se realiza 29 anos depois de ter feito o milésimo golo da sua carreira. 
 
PUB