Chamada à Selecção foi inesperada

Nuno, que foi chamado este sábado à Selecção Nacional em substituição do lesionado Quim, confessa que não estava à espera de ser escolhido. O guarda-redes considera que esta participação no Euro2008 representa o culminar de uma parte da sua carreira.

RTP /
Nuno pensou que fosse uma brincadeira quando lhe telefonaram a dizer que tinha sido convocado para a Selecção Nacional Lusa

Nuno Espírito Santo revela que recebeu a notícia de ter sido convocado para a Selecção Nacional através de uma chamada telefónica. No início, o futebolista pensou que se tratasse de uma brincadeira.

"Falei directamente com o seleccionador, porque foi ele que me telefonou por intermédio de Raul Meireles. Primeiro pensei que fosse uma brincadeira, mas depois vi que era sério e fiquei logo imensamente feliz e agradecido pela lembrança do seleccionador e pelas palavras que teve em relação a mim", afirma.

Nuno diz que já tinha perdido a esperança de ser convocado e classifica este novo desafio como o culminar de uma parte da sua carreira e: "Representa o culminar de um trajecto pessoal. Neste momento foi um pouco inesperado".

"Talvez pensasse noutras alturas que tinha oportunidade de ser chamado, mas não fui, e, agora no final de uma parte da carreira, representa um motivo de alegria e de orgulho muito grande", sublinha.

Nuno defende que terá sido chamado devido à sua experiência: "Ouvi alguns colegas vossos ontem fazer o meu trajecto no futebol, e foram já muitos anos, muitos sítios e muitas pessoas com quem eu compartilhei balneários e aprendi coisas novas. Isso é que vou tentar transmitir. Não é um sentido de responsabilidade, mas de competência".

Excesso de confiança é prejudicial

Em relação ao lugar que poderá ocupar na Selecção Nacional, Nuno espera entrar em campo. "Acredito que posso jogar. A partir do momento em que se está no lote, todos sentimos que podemos ser úteis, e se for a jogar muito melhor", considera.

Questionado se terá o ponto alto da sua carreira caso Portugal seja campeão europeu, o guardião nega essa hipótese: "Já tive momentos altos. Também não pondero já o final da carreira".

O guarda-redes do FC porto admite que os portugueses possam estar esperançados na conquista do primeiro lugar no Euro2008 depois do bom desempenho frente à Turquia, mas lembra que o excesso de confiança pode ser prejudicial.

"Depois do jogo de ontem as ilusões são muitas, mas também há que ter consciência de que a Selecção tem que ir jogo a jogo. Os emigrantes lá [na Suíça] dão um apoio constante. É a Selecção que mais apoio tem no campeonato europeu, o que transmite um excesso de confiança que não é muito aconselhável", frisa.


Para saber tudo sobre o Euro2008, incluindo informação sobre as diversas equipas, consulte o especial interactivo 2008 no site da RTP dedicado ao Campeonato. Não perca ainda as repetições virtuais das principais jogadas de cada encontro do Europeu. Um software fantástico e inovador que reproduz fielmente a realidade!

 

PUB