Conheça a selecção das Ilhas Faroé, o primeiro adversário de Queiroz na Selecção Nacional
Para quem não conhece a selecção das Ilhas Faroé, a primeira equipa que Portugal vai enfrentar com Carlos Queiroz no comando técnico, a Antena 1 esboça um retrato desta selecção que se estreou em competições oficiais em 1988.
Para a estreia de Carlos Queiroz como seleccionador nacional, surge um adversário que com pouca experiência no futebol e com poucos resultados positivos em competições, nunca baixou os braços frente aos adversários.
As Ilhas Faroé são um território autónomo da Dinamarca, localizado no Atlântico Norte entre a Escócia e a Islândia, na zona gelada da Europa.
A selecção das Ilhas Faroé está classificada no 196º lugar no ranking da FIFA, e é uma equipa que no apuramento para o Euro 2008, somou 12 derrotas em outros tantos encontros, sofrendo 43 golos e marcando apenas quatro.
Um pormenor interessante sobre este plantel nórdico é o facto de o melhor e único marcador na fase de apuramento para o Euro 2008 foi Rogvi Jacobson, que ao contrário de tantos outros desportistas que defenderam as cores do país na competição europeia, não é futebolista a tempo inteiro. Jacobson é o maior goleador da história das Ilhas Faroé, com 10 golos, mas é também, adivinhe-se, carpinteiro de profissão.
Mas este "artilheiro" é apenas um exemplo desta equipa que em 20 anos, venceu apenas dois encontros oficiais, o primeiro dos quais logo na estreia frente à Áustria, por 1-0, num encontro que teve de ser realizado na Suécia, porque não existia um relvado no país.
O maior triunfo das Ilhas Faroé surgiu em 1995, quando bateram San Marino, por 3-0, e derrota mais pesada foi em 1996, por 8-1, frente à antiga Jugoslávia.
Aguarda-se agora com expectativa a prestação desta equipa com a selecção portuguesa nesta quarta-feira, às 20:45h, no Estádio Municipal de Aveiro, num jogo que servirá de preparação para o início da qualificação para o Mundial 2010, na África do Sul.