Costinha: Portugal "tem de pensar que joga em casa"

O antigo internacional realça o apoio dos emigrantes a Portugal no Euro2016.

Mário Aleixo - RTP /
Costinha tem a certeza de que não faltará apoio à seleção em França Lusa

O ex-futebolista Costinha, internacional português em 53 ocasiões, afirmou que Portugal "tem de pensar que joga em casa" no Euro2016, que se disputa em França, destacando o apoio dos emigrantes portugueses.

"Portugal tem de pensar que joga em casa, com muitos emigrantes, que gostam de ver os seus. Vão ser uma parte importante. Gostam de puxar os galões num país onde não são tão bem tratados. Eu vivi em França, sei do que falo", sublinhou, em entrevista à Agência Lusa.



Apontando Cristiano Ronaldo como um dos jogadores mais influentes da formação das quinas, o antigo centrocampista realçou o coletivo como um aspeto importante de apoio ao capitão português.

"Portugal tem de aproveitar Ronaldo, só ele, tem mais golos marcados que muitas seleções juntas. Temos de estar confiantes, pois é um jogador que decide jogos", afirmou o jogador que representou Portugal nos Europeus de 2000 e 2004.



De acordo com Costinha, "o segredo vai estar na ambição na humildade e no coletivismo".

"Aquele jogo contra a Suécia, no acesso ao Euro foi tão forte a nível coletivo que acaba por destacar o melhor jogador que temos", salientou.

Costinha mostrou-se confiante quanto a uma boa prestação de Portugal na competição.

"É uma incógnita. Se Portugal chegar aos 'quartos' pode ser campeão europeu", frisou.



Ainda assim, Costinha deixou um alerta: "Portugal não pode pensar que vai jogar com seleções que não estão ao mesmo nível, que já está feito. Portugal abordou o Mundial de 2002 dessa forma e ficou de fora e, então, Portugal tinha uma seleção fantástica".

Antes de partir para solo gaulês, Portugal recebe esta quarta-feira a Estónia, no Estádio do Luz, naquele que será o último teste antes da competição.

No Euro2016, a seleção nacional vai disputar o Grupo F, juntamente com Islândia, Áustria e Hungria.

PUB