Cristiano Ronaldo cumpre 10 anos de quinas ao peito

Cristiano Ronaldo cumpre terça-feira a primeira década ao serviço da seleção portuguesa de futebol, seguindo imparável, aos 28 anos, rumo a todos os recordes individuais, mas ainda sem qualquer troféu coletivo.

RTP /
Cristiano Ronaldo no dia em que festejou 28 anos junto da família da seleção EPA

Dez anos após a estreia, a 20 de agosto de 2003, em Chaves, num particular com o Cazaquistão (1-0), pela mão do brasileiro Luiz Felipe Scolari, Ronaldo é o terceiro com mais jogos, ao totalizar 105, e ocupa igualmente o último lugar do pódio no que respeita aos goleadores, com 40.

Mais jovem de sempre a atingir as 100 internacionalizações "AA", com 27 anos, oito meses e 22 dias, num empate a um com a Irlanda do Norte (16 de outubro de 2012, no Dragão), o atual "7" luso tem apenas menos jogos do que Figo e Fernando Couto.

O extremo Figo, campeão mundial de juniores em Lisboa (1991), despediu-se da seleção principal após 127 jogos, enquanto o central Couto, campeão em Riade (1989), totalizou 110, sendo que ambos ultrapassaram a centena já com mais de 30 anos.

No que respeita aos golos, Cristiano Ronaldo está a apenas um do "rei" Eusébio e a sete de Pauleta, o melhor marcador da história da formação das "quinas", com 47.

O jogador nascido na Madeira, a 05 de fevereiro de 1985, está, assim, a 23 encontros e oito golos de ser, simultaneamente, o jogador com mais jogos disputados e golos marcados ao serviço da seleção portuguesa de futebol. Uma questão de tempo.
PUB