Estádio de Alvalade pode ser primeiro relvado artificial da história do torneio

O Estádio de Alvalade, um dos palcos da candidatura ibérica à organização do Campeonato do Mundo de futebol de 2018, pode entrar para história da modalidade caso o Sporting avance mesmo para a colocação de um relvado sintético.

RTP /
Foto: Getty Images

Se a "coligação" entre Portugal e Espanha merecer a escolha da FIFA, a 2 de Dezembro, para organizar o Mundial de 2018, perfila-se a forte hipótese do estádio do Sporting ser o primeiro a acolher jogos do grande torneio num "tapete" sintético.

O presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, já afirmou que a colocação de um relvado sintético é uma hipótese para resolver de vez os insistentes problemas com o relvado natural, cenário que não prejudicará a candidatura ibérica.

Fonte da FIFA explicou à agência Lusa que a utilização de relvados sintéticos "em futuros torneios não pode ser excluída", acrescentando que este tipo de superfície "já foi usada em várias provas organizadas pela FIFA".

Alvalade forma com a Luz e o Dragão os três estádios portugueses incluídos na candidatura de Portugal e Espanha ao Mundial de 2018.

Do lado espanhol estão mais 18 estádios, incluindo os "gigantes" Santiago Bernabéu e Camp Nou, os únicos com capacidade para acolher o jogo de abertura e final, encontros especiais que têm de merecer recintos com lotação igual ou superior a 80 000 lugares.
PUB