Fernando Santos compara Bulgária à Islândia, adversária no Euro2016

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, afirmou hoje que escolheu a Bulgária como um dos testes antes do Euro2016 devido às semelhanças que tem com a Islândia, adversária de Portugal na fase final da competição.

Carlos J Barros - RTP /
Fernando Santos com o Presidente da FPF fpf

"Quisemos defrontar adversários semelhantes no conteúdo de jogo com as equipas que vamos defrontar no Europeu. A Bulgária utiliza muito a arma do contra-ataque, à imagem da Islândia. Quero ver como a nossa equipa reage perante adversários com estas características", explicou Fernando Santos, minutos antes de novo treino da seleção lusa no Estádio do Restelo, em Lisboa.

O técnico de 61 anos, que falava na conferência de imprensa de antevisão do encontro que vai decorrer em Leiria, lembrou que "os resultados contam sempre", mesmo em particulares, e que o embate com os búlgaros "não servirá apenas para observar" jogadores.

"A nossa equipa entra sempre em campo para ganhar. Sempre. É importante vencer e com isso também observar o que está mal e o que está bem. O objetivo é ganhar e observar, e não apenas observar", referiu.

Sobre o estreante Renato Sanches, o selecionador nacional revelou que o médio do Benfica não vai ser titular, mas mostrou-se "muito satisfeito" com o trabalho que o jogador de 18 anos fez durante a semana.

"Esteve muito bem, estou muito satisfeito e muito contente com a forma como está a trabalhar, mas não vai jogar de início", disse.

Fernando Santos voltou a assumir que a base da equipa portuguesa passa por jogar com "avançados móveis", ou seja, sem a presença de um ponta de lança, e reafirmou que tem praticamente definido o lote de 23 convocados para o Euro2016, estando dependente "de como os jogadores estarão fisicamente nessa altura".

"Não tenho muitas dúvidas. Há um lote de 40 jogadores em quem confio e sei que posso contar com eles. Só vou levar 23, não posso levar mais. Há jogadores que poderão não estar aptos, tudo dependerá na altura", frisou.

O antigo treinador de FC Porto, Sporting e Benfica reforçou que Portugal tem "legítimas aspirações" para poder pensar em conquistar o Euro2016, mas tem que demonstrar em campo se realmente tem capacidade para alcançar esse objetivo.

O Portugal-Bulgária está marcado para as 20:45 de sexta-feira. Quatro dias depois, igualmente em Leiria, será a vez da formação das 'quinas' defrontar a Bélgica.

No Campeonato da Europa, que vai decorrer de 10 de junho a 10 de julho em França, Portugal vai disputar o grupo F com Áustria, Islândia e Hungria.

PUB