Finalmente!

Portugal venceu esta noite a Dinamarca por 3-1 e subiu ao segundo lugar provisório do Grupo H da fase de qualificação para o Euro2012. A equipa das quinas, na estreia de Paulo Bento como seleccionador, foi superior durante quase todo o encontro, com Nani a bisar aos 29 e 31', e Cristiano Ronaldo a regressar aos golos aos 85 minutos.

Pedro Araújo Pina /
Nani festeja o golo frente à Dinamarca Reuters

Demorou, mas Portugal chegou lá. Hoje os dinamarqueses não marcaram, e até o único golo da formação escandinava foi feito por um português, Ricardo Carvalho, que "traiu" Eduardo e marcou na prórpria baliza.

Apesar de ter estado quase sempre por cima do encontro, Portugal teve alguma dificuldade para furar a defensiva dinamarquesa durante o período inicial. A formação orientada por Morten Olsen entrou claramente a jogar para o empate, e apesar de tomarem a iniciativa, os (agora) pupilos de Paulo Bento demoraram algum tempo até conseguirem contrariar o estilo de jogo do adversário.

Aos 29 minutos, a selecção das quinas acelerou e Nani, após passe de Cristiano Ronaldo, faz o primeiro para Portugal. Mas um não foi suficiente para o avançado do Manchester United, e dois minutos depois o português intercepta um passe no meio campo da Dinamarca e fuzila Sorensen, fazendo assim o 2-0.

Portugal animou e a Dinamarca viu-se forçada a abrir jogo, permitindo à formação orientada por Paulo Bento criar mais perigo, aproveitando os espaços deixados pelos escandinavos. Cristiano Ronaldo construiu uma relação bastante "próxima" com Lindegaard, que entretantanto tinha substituído Sorensen devido a lesão. O capitão das quinas rematou várias vezes, uma delas a acertar com estrondo na trave, mas a bola teimava em não entrar.

Ricardo Carvalho, num momento de infelicidade, marca na próxima baliza aos 79 minutos e Portugal tremeu durante algum tempo. Mas rapidamente regressou ao jogo e Ronaldo acaba mesmo por marcar, após grande trabalho de Nani na área adversária, aos 85 minutos, fazendo assim o resultado final.

Portugal venceu pela primeira vez nesta fase de qualificação para o Euro 2012 e é agora segundo com 4 pontos, e com mais um jogo que a Dinamarca. Paulo Bento não podia ter começado da melhor maneira.
PUB