"Hat-trick" de Pedro Neto dá vitória aos sub-19 de Portugal sobre o Chipre

| Seleção Nacional

|

A seleção portuguesa de futebol começou da melhor maneira a Ronda de Elite de qualificação para o Europeu de sub-19, ao vencer o Chipre por 3-0, com um 'hat-trick' de Pedro Neto.

A qualidade do extremo que alinha nos italianos da Lazio sobressaiu em vários momentos, numa partida em que Portugal foi claramente superior frente a uma pouco mais que abnegada seleção cipriota.

O jovem que se transferiu do Sporting de Braga para Itália na época passada marcou aos 53, 68 (grande penalidade) e 77 minutos, materializando uma vitória que dá a liderança a Portugal no grupo 6 de qualificação para o Europeu sub-19, que vai ter lugar na Arménia, de 14 a 27 de julho.

Foi um triunfo natural da equipa portuguesa, que realizou uma primeira parte algo 'morna', valendo a inspiração de Pedro Neto no segundo tempo.

Depois de alguns fogachos de Rafael Camacho no primeiro tempo, um remate cruzado de Pedro Neto, a abrir a segunda parte, foi o prenúncio do que aconteceria.

Pouco depois, o extremo pegou na bola outra vez no lado direito, tirou um adversário da frente e rematou no limite da entrada da área, inaugurando o marcador (53).

O segundo golo surgiu na conversão de uma grande penalidade (68), depois de Ramos ter sido empurrado pelo central Shelis, tendo Neto anotado o terceiro num remate rasteiro com o seu 'pior' pé, o direito (77), tendo sido substituído pouco.

O selecionador nacional, Filipe Ramos, fez cinco alterações, tal como o do Chipre, certamente a pensar no jogo de sábado com a Turquia, e até ao final foi sempre Portugal a estar mais perto do quarto golo do que o Chipre de reduzir.

O próximo jogo da seleção é com a Turquia, em Paços de Ferreira, no sábado, e, três dias depois (terça-feira), defronta a Escócia, no Bessa.

No outro encontro de hoje, disputado em Felgueiras, a Escócia derrotou a Turquia por 3-1.

Jogo no Estádio Cidade de Barcelos.

Portugal - Chipre, 3-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Pedro Neto, 53 minutos.

2-0, Pedro Neto, 68 (grande penalidade).

3-0, Pedro Neto, 77.

Equipas:

- Portugal: Celton Biai, Loureiro Costa, Pedro Álvaro, Loureiro, Nuno Tavares, Diogo Capitão, Romário Baró (Umaro Embaló, 73), Dantas (Rodrigo Fernandes, 80), Pedro Neto (João Mário, 80), Rafael Camacho (Félix Correia, 73) e Ramos (Vieira, 85).

(Suplentes: João Valido, Ganchas, Tomás Tavares, Vítor Ferreira, Vieira, Rodrigo Fernandes, João Mário, Umaro Embaló e Félix Correia).

Treinador: Filipe Ramos.

- Chipre: Savvas Nikolaou, Konstantinos Sergiou, Christos Shelis, Hector Kyprianou, Konstantinos Michailidis, Rafail Mamas (Daniil Paroutis, 84), Ioannis Costi, Giannis Gerolemou (Nicolas Panayioutou, 75), Ruel Sotiriou (Andreas Katsantonis, 60), Michalis Ioannou (Marinos Tzioni, 60) e Panagiotis Louka (Dimitris Raspas, 84).

(Suplentes: Rafail Pittadjis, Thomas Nikolaou, Alexandros Lemonaris, Nicolas Panayioutou, Marinos Tzioni, Andreas Katsantonis, Dimitris Raspas, Konstantinos Ilia, Daniil Paroutis).

Treinador: Savvas Damianou.

Árbitro: Alan Mario Santa (Malta).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Romário Baró (64) e Andreas Katsantonis (70).

Assistência: cerca de 400 espetadores.

A informação mais vista

+ Em Foco

A Festa dos Tabuleiros regressa às ruas da cidade de Tomar. Um longo desfile em que 750 tabuleiros são transportados por mulheres.

    Os líderes europeus não chegaram a acordo sobre quem deve liderar a União nos próximos cinco anos.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.