Morreu José Torres

por RTP
José Torres nos seus tempos áureos de futebolista, ao serviço do Benfica

O "Bom Gigante", ícone do futebol português há muito debilitado pela doença, faleceu hoje num hospital lisboeta quando estava prestes a completar 72 anos.

José Torres, jogador internacional de futebol e uma das velhas glórias do Benfica, faleceu hoje em Lisboa, confirmou à Antena 1 a Federação Portuguesa de Futebol. Internado há alguns dias num hospital de Lisboa, com insuficiência cardíaca, Torres acabou por falecer esta madrugada, à beira de completar 72 anos.

 

José Torres venceu nove campeonatos nacionais de futebol e quarto taças de Portugal ao serviço do Benfica, tendo marcado 217 golos durante a carreira. José Torres disputou três finais da Taça dos Campeões, em 1963, 1965 e 1968, troféu que nuca venceu.

 

O "Bom Gigante", como era conhecido, em virtude dos seus 1,91 metros, foi também jogador da Selecção Nacional, tendo feito parte da famosa equipa dos Magriços, que, em 1966, obteve o terceiro lugar no Campeonato do Mundo de Futebol, ainda hoje a melhor classificação de sempre da Selecção Nacional neste torneio.

 

Antes da qualificação de Portugal para o Mundial do México de 1986, José Torres proferiu, como seleccionador, uma frase que se iria tornar célebre: "Deixem-me sonhar!". Carlos Manuel, num jogo disputado contra a selecção da Alemanha em Estugarda, acabou por marcar o golo que qualificou Portugal para o Mundial.

 

Em declarações à Antena 1, o "magriço" José Augusto afirma que guarda muitas e boas recordações de Torres durante os anos em que jogaram juntos na equipa das quinas e no Benfica. "Merece uma última homenagem de todos nós, e, em especial, dos desportistas portugueses", defende José Augusto.

 

Hilário, ex-jogador do Sporting, jogou muitas vezes do lado oposto do campo de Torres. O antigo defesa leonino recorda à Antena 1 a forma como o "Bom Gigante" encarava os adversários.

 

"Várias vezes gozava connosco. Quando estávamos em pleno jogo e antecipávamos uma jogada, ele dizia: ‘Lá vai fruta'. ‘Lá vai um pontapé para a frente', queria dizer. Nós tínhamos medo da altura dele e da passada que ele tinha. Isso dá para ver a amizade que ele tinha com os adversários", lembra.

 

O bi-bota de ouro, Fernando Gomes, defende que Torres foi "um dos melhores treinadores do futebol português". Gomes foi orientado pelo "Bom Gigante" na caminhada para o Mundial1986, o segundo da História de Portugal.

"Até à época Portugal apenas se tinha qualificado para um Mundial, e a segunda vez foi com José Torres no seu comando. Conseguimos o apuramento de uma forma feliz, com grande vontade de vencer e muita estratégia perante grandes potências do futebol europeu que compunham o nosso grupo. É um exemplo de grande qualidade", sublinha.

 

A Federação Portuguesa de Futebol decretou um minuto de silêncio em memória de José Torres antes do início do Portugal-Chipre desta noite. Os jogadores vão entrar em campo com fumos negros nas camisolas.

pub