Otávio e Gonçalo Inácio convocados por Fernando Santos

por Mário Aleixo - RTP
Fernando Santos anunciou as suas escolhas para os próximos jogos da seleção José Sena Goulão-Lusa

Fernando Santos anunciou a lista de futebolistas para os próximos três jogos da seleção A, ao início da tarde, na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Os jogadores agora escolhidos vão enfrentar a dupla jornada de qualificação para o Mundial2022, diante da República da Irlanda e Azerbaijão e o desafio particular com o Qatar.

Depois da eliminação precoce no Campeonato da Europa, em junho último, frente à Bélgica, nos oitavos de final, a equipa das quinas concentra-se agora no apuramento para o Campeonato do Mundo, com uma receção aos irlandeses em 1 de setembro, no Estádio Algarve, e uma visita aos azeris, seis dias depois, em Baku.

Pelo meio, em 4 de setembro, o campeão da Europa em 2016 tem agendado um encontro particular na cidade húngara de Debrecen, com o Qatar, anfitrião do Mundial2022 que foi inserido no Grupo A, de modo a preparar a participação na fase final do torneio.

Eis a lista de jogadores escolhidos:

Guarda-redes - Rui Patrício, Anthony Lopes e Diogo Costa;

Defesas - Cancelo, Ricardo Pereira, Domingos Duarte, Gonçalo Inacio, Pepe, Rúben Dias, Nuno Mendes e Raphael Guerreiro;

Médios - Danilo, Joao Palhinha, Rúben Neves, Bruno Fernandes, João Mário, João Moutinho e Otávio;

Avançados - Bernardo Silva, André Silva, Cristiano Ronaldo, Diogo Jota, Pedro Gonçalves, Rafa Silva e Gonçalo Guedes.

No arranque da qualificação, Portugal venceu o Azerbaijão (1-0) e o Luxemburgo (3-1), e empatou na Sérvia (2-2), ocupando a liderança do Grupo A, juntamente com os sérvios, ambos com sete pontos. Os luxemburgueses estão no terceiro posto, com três pontos, à frente de República da Irlanda e Azerbaijão, que ainda não pontuaram.

A fase de grupos da qualificação europeia para o Mundial2022 termina em novembro e o vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se diretamente para a fase final, enquanto os segundos classificados vão disputar o "play-off" de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para a fase final ou para o "play-off".

Otávio pode ser útil

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, afirmou que o estreante em convocatórias Otávio "tem caraterísticas que podem vir a ser úteis à seleção".

"É a primeira vez que o Otávio vem à seleção. Tem algumas características que podem vir a ser úteis à seleção, portanto nada melhor do que observar 'in loco' o que tem para dar", observou o técnico, em conferência de imprensa, após divulgar os 25 jogadores convocados.

Otávio, do FC Porto, é um dos três estreantes nas opções do técnico luso, juntamente com o guarda-redes portista Diogo Costa e o central Gonçalo Inácio, do Sporting, numa lista na qual se registam ainda os regressos de João Cancelo, Ricardo Pereira, Domingos Duarte e João Mário, relativamente à fase final do Euro2020.

"Todos os jogadores, sem exceção, que estão nesta convocatória, faziam parte do lote de opções para o Euro2020, estavam na lista inicial de 40 jogadores. A seleção sempre foi um espaço aberto. A qualidade é um critério fundamental na escolha das convocatórias, mas, nesta fase da época, há outro fator importante, que é a identificação dos jogadores com os processos da equipa, uma vez que não vamos ter tempo para treinar. Vamos jogar de três em três dias", referiu Fernando Santos.
pub