Portugal 2 - 0 França

20 anos depois, Portugal chega de novo à final de um Campeonato do Mundo de Sub-20. Desta vez, foi a Selecção de França a ficar pelo caminho. Brasil e México vão agora discutir a presença no outro lado do campo no palco do jogo do título.

RTP /
getty images


Fim do jogo.

90'+4' - Remate de Koulibali à meia-volta e ao lado.

90'+4' - Cartão amarelo para Mika, por atrasar a reposição da bola em jogo.

Cinco minutos de compensação.

88' - Substituição na Seleção de Portugal - Sai Sérgio Oliveira, entra Tiago Ferreira. Sérgio ignora as ordens do árbitro para sair rapidamente e recebe cartão amarelo.

83' - Grande confusão na grande-área portuguesa, com vários ressaltos, a bola a ir á trave e  Nego, de baliza aberta, a atirar ao lado. Parecia impossível falhar, mas Portugal parece fadado a chegar à final do Campeonato do Mundo sem golos sofridos!

79' - Cartão amarelo para Júlio Alves, por falta feia sobre Nego. Segundos mais tarde, Nego vai ter com o português e dá-lhe um toque maldoso, o que origina um desentendimento coletivo que o árbitro demora a resolver.

76' - Cartão amarelo para Lejeune, por falta sobre Luis Martins, que se escapava pela lateral esquerda.

74' - Substituição na Seleção de Portugal - Sai Nelson Oliveira, entra Rafael Lopes.

72' - Substituição na Seleção de França - Sai Kolodziejczak, entra Lejeune.

70' - Nuno Reis, de novo oportuníssimo, evita que Mika tenha trabalho e corta uma bola rasteira para canto.

69' - Substituição na Seleção de Portugal - Sai Alex, entra Luis Martins.

Dez minutos de "futebol sem balizas" - o que só favorece as cores portuguesas - e estamos praticamente a vinte minutos do final do jogo.

60' - Substituição na Seleção de França - Sai Sunu, entra Kakuta. Francis Smericki faz entrar mais um avançado na sua equipa.

58' - Fofana remata de longe, mas Mika não se deixa surpreender e defende com segurança.

O jogo está agora mais rápido, devido à entrada do criativo Lacazette e à necessidade dos gauleses diminuirem a desvantagem no marcador. Por seu lado, Portugal poderá aproveitar-se dessa atitude mais vincadamente ofensiva dos franceses.

52' - Substituição na Seleção francesa - Sai Bakambu, entra Lacazette.

51' - Perdida incrível de Griezmann, ao desperdiçar um ressalto de bola que o deixou isolado em frente a Mika. Remate para fora.

Aos 50', a atitude das equipas mantém-se idêntica à do primeiro tempo.

00h00 - Recomeça o jogo, sem alterações nas equipas iniciais.

Ao futebol mais criativo, mas também mais ingénuo, de França, Portugal contrapõe um estilo de jogo muito adulto, baseado numa grande solidez defensiva e em esporádicas, mas rápidas e perigosas explorações do contra-ataque, o que lhe vai valendo uma talvez inesperada vantagem de 2-0 ao intervalo. 


Intervalo.

Um minuto de compensação.

45' - Pela primeira vez neste jogo, Bakambu antecipa-se ao seguríssimo Nuno Reis mas, na Hora H, o português recupera e atira para canto.

42' - Desta feita, Koulibali salva o terceiro golo de Portugal, já com o guarda-redes Ligali batido. Foi em mais um lance de bola parada, concluído por Nelson Oliveira.

De forma talvez inesperada, Portugal vê-se com dois golos de vantagem e com um índice de aproveitamento de praticamente 100%, pois marcou nas duas únicas vezes em que chegou com mais perigo à baliza de França.


39' - Golo de Portugal - Nelson Oliveira converte a grande penalidade.

35' - Cartão amarelo para Koulibali.

38' - Penálti para Portugal, por agarrão de Koulibali a Danilo.

36' - Mika segura mais um remate de meia distância de Grenier. A bola era traiçoeira, enrolada e a saltitar antes de chegar ao alcance do guarda-redes português.

35' - Nuno Reis bem a fechar ao meio um cruzamento de Griezmann, tenso, do lado esquerdo.

26' - Canto marcado e Kuribali, em posição frontal, remata ao lado do poste direito de Mika. Muito perigo para as redes portuguesas em duas jogadas consecutivas!

25' - Já muito perto da baliza de Mika, fantástico passe de calcanhar de Bakambu para a entrada de Nego, que vinha lançado alguns metros mais atrás, mas um corte providencial de um defensor português faz a bola sair pela linha de fundo. Canto para França.

Ao fim do primeiro quarto de hora, tudo na mesma em termos táticos: Portugal mais preocupado em fechar espaços, segurar a bola e impedir o acesso às zonas mais próximas da sua baliza, enquanto que França continua a comandar o ritmo do jogo, forçosamente lento, devido à estratégia lusa.

16' - Remate de Grenier, ainda longe da baliza à guarda de Mika. A bola sai com força, mas muito por alto.

12' - Ótima defesa de Mika, a sacudir para canto uma bola de livre direto em posição frontal à sua baliza. Muito seguro, o guarda-redes português.

8' - Golo de Portugal - Danilo cabeceia de cima para baixo sem hipóteses para Ligali, na sequência de um pontapé de canto marcado por Alex. A Seleção nacional adianta-se muito cedo na partida, praticamente na primeira vez que chega perto da baliza francesa.

6' - O pontapé de canto origina uma situação tensa junto à baliza de Portugal, mas o perigo acaba por ser afastado.

6´- Cédric joga pelo seguro e, com a cabeça, cede canto perante a aproximação de um adversário.

Passados os primeiros cinco minutos de jogo, Portugal parece estar a adotar uma atitude de maior contenção, dando a iniciativa ao adversário.

1' - Mika defende o primeiro remate do jogo. Foi na sequência de uma diagonal feita a partir da ala esquerda do ataque francês por Bakambu.

23h00 - Início da partida.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Equipas:

Portugal
Mika, Cédric, Nuno Reis, Roderick, Mário Rui, Danilo, Pelé, Júlio Alves, Sérgio Oliveira, Alex, Nélson Oliveira
Suplentes
Luis Ribeiro, Tiago Maia, Tiago Ferreira, Baldé, Caetano, Luis Martins, Serginho, Dias, Rafa
Treinador: Ilídio Vale

França
Ligali, Fontaine, Kolodziejczak, Nego, Koulibaly, Grenier, Coquelin, Fofana, Griezmann, Sunu, Bakambu
Suplentes

Cros, Veronese, Lejeune, Faure, Kakuta, Tafer, Carole, Colin, Lacazette, Reale
Treinador: Francis Smericki

Árbitro: Cuneyt Cakir (Turquia)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Acompanhe o relato deste jogo em direto na Antena1, com relato de Nuno Matos e comentários de José Nunes.

Ao mesmo tempo, e sem sair desta página, poderá ir seguindo o resumo escrito das principais incidências do jogo e fazer os seus comentários em directo através da caixa de conversação localizada à direita deste texto. Para o fazer precisa apenas de ter conta aberta no Facebook. Aproveite: acompanhe o encontro e divirta-se!
PUB