Portugal defronta a Suécia na defesa do prestígio

por Mário Aleixo - RTP
A seleção preparou o jogo com a Suécia em contrarrelógio mas com a máxima seriedade Tiago Petinga-Lusa

A seleção nacional recebe a Suécia na primeira vez que Cristiano Ronaldo joga na sua terra natal ao serviço da equipa das quinas. O encontro de caráter particular tem início às 19h45, no estádio do Marítimo, no Funchal.

Portugal defronta esta terça feira a Suécia num particular em que o selecionador Fernando Santos deverá dar minutos a futebolistas menos utilizados.

O selecionador nacional exige concentração total e na antevisão do jogo fez questão de lembrar que "para nós (seleção) não há jogos particulares".

O treinador português vai gerir o grupo mas garante que o fará não por causa do clássico Benfica-FC Porto. A seleção é um grupo aberto e tem confiança em todos os jogadores.

No plano das hipóteses é natural que surjam em campo de início ou no decorrer do desafio, entre outros, João Cancelo, Eliseu, Danilo, Renato Sanches e Éder.

Após 137 jogos e 70 golos ao serviço da equipa das quinas Ronaldo vai finalmente, no Estádio do Marítimo, realizar um jogo pela seleção nacional na sua ilha, naquele que será o primeiro desafio de Portugal no Funchal desde 2001.

Durante a sua carreira profissional, o avançado atuou apenas duas vezes na Madeira, ambas em 2003, ao serviço do Sporting, quando tinha apenas 18 anos.



No Funchal, a seleção nacional bateu por 3-0 Andorra, empatou com Malta 2-2 e venceu a Suíça, por 1-0.



Pela frente, Portugal vai ter uma Suécia a viver o periodo "pós Zlatan Ibrahimovic", já que o avançado deixou de representar o seu país após a participação no Europeu do ano passado.

O central Victor Lindelof, que atua no Benfica, lesionou-se durante os treinos com a seleção sueca e vai falhar o jogo.

O encontro na Madeira vai assinalar o 18º duelo entre Portugal e Suécia e será a nona vez que a seleção lusa vai defrontar os escandinavos em casa, tendo apenas somado uma vitória em território nacional, em 2013. NO total a equipa das quinas regista cinco vitórias, seis empates e seis derrotas.

O relato do encontro é na Antena 1 com o jornalista Nuno Matos, a reportagem de Duarte Rebolo e os comentários de Vítor Martins.
pub