Portugal empata (0-0) na Bósnia

A seleção portuguesa de futebol empatou hoje 0-0 em Zenica, com a Bósnia-Herzegovina, em encontro da primeira "mão" do "play-off" de acesso à fase final do Europeu de 2012. No Estádio Bilino Polje, a formação das "quinas" jogou sob protesto, devido às más condições do relvado, que se agravaram ainda mais devido ao facto de ter sido regado antes do encontro ao contrário do acordado previamente. As decisões ficam adiadas para o encontro da segunda "mão" que se realiza terça-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa.

RTP /
Cristiano Ronaldo esteve perto de marcar por várias vezes Nuno Veiga/LUSA

O resultado acaba por se ajustar, considerando que Portugal podia ter resolvido o jogo na primeira parte e, após o intervalo, a Bósnia regressou com mais força e conseguiu várias oportunidades.

A equipas das "quinas" fez uma boa primeira parte do encontro. Cristiano Ronaldo, Hélder Postiga e Raul Meireles foram alguns dos jogadores portugueses que estiveram perto de marcar.

Portugal esteve mais atividade atacante mas destaque para a melhor exibição da noite que foi...na defesa. Pepe esteve irrepreensível e secou por completo Dzeko, a referência atacante da Bósnia.

Na segunda parte, os lusos entraram bem mas apenas resistiram em termos de ritmo elevado, sobre um relvado muito pesado, nos primeiros minutos. A Bósnia equilibrou o encontro e foi, de resto, mais perigosa na parte final.

Ainda assim, Portugal consegue vários importantes objectivos: não perder o jogo, não sofrer golos e não perder quaisquer jogadores para o jogo da segunda mão – nem por lesão, nem por castigo.

O encontro da segunda "mão" do "play-off" de acesso ao Euro2012 realiza-se terça-feira, a partir das 21:00, no Estádio da Luz, em Lisboa.
PUB