Portugal fica em Campinas

A Federação Portuguesa de Futebol escolheu Campinas, no Estado de São Paulo, para estagiar durante o Campeonato do Mundo 2014, que decorre no Brasil.

RTP /
sorteio Portugal no grupo G reuters

A Seleção Nacional vai trabalhar no Centro de Treinos da Associação Atlética Ponte Preta e no Estádio Moisés Lucarelli (treinos abertos) e ficará alojada no Hotel The Palms.

Nas visitas que os responsáveis da FPF fizeram a 27 locais em diversas regiões do Brasil (as equipas apuradas para o Mundial-2014 têm que ficar alojadas e treinar em locais designados e aprovados pela FIFA), foram analisadas todas as vertentes desportivas e logísticas inerentes à participação no Mundial.

Dadas as contingências do sorteio realizado no início de dezembro (Portugal é a quinta Seleção que mais distâncias percorrerá entre os jogos da fase de grupos), uma das características que pesaram na decisão foi a proximidade ao Aeroporto Internacional de Viracopos, que permite reduzir ao mínimo as deslocações por via terrestre.


O Hotel Palms fica a cerca de 10 quilómetros do aeroporto, permitindo que o tempo total das viagens de/para os estádios onde se disputam os jogos da fase de grupos seja menor do que se a Seleção estivesse numa cidade mais próxima do local da partida mas tivesse de fazer uma longa (por vezes mais de uma hora) deslocação de autocarro.

Os tempos de viagem na fase de grupos serão aproximadamente:

. Salvador - 2h00

. Manaus - 3h45

. Brasília - 1h15

O diretor da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) Humberto Coelho justificou hoje a escolha de Campinas para local de estágio durante o Mundial do Brasil por ter "a privacidade e a segurança" que a seleção exige.

"O Paulo Bento esteve a ver o local e, em consonância com a direção da FPF, foi o escolhido por reunir as condições e a logística que pretendíamos", disse Humberto Coelho durante a apresentação do livro do antigo "magriço" António Simões, que decorreu hoje à noite no Museu do Benfica.

Humberto Coelho revelou tratar-se do centro de estágio do clube brasileiro Ponte Preta, próximo do hotel onde a seleção vai ficar alojada e que reúne boas condições para os jogadores desenvolverem o seu trabalho.

Por outro lado, ainda de acordo com o diretor da FPF, o local dispõe da "privacidade e segurança que a seleção exige" e, em termos geográficos, está "bem situado para as deslocações que a equipa terá de fazer durante a competição".

"A única exceção é Manaus, por causa da distância, mas seria sempre
complicado essa viagem fosse qual fosse o local escolhido", explicou Humberto Coelho.

A seleção portuguesa vai disputar o Mundial do Brasil, agendado para
12 de junho a 13 de julho,

PUB