"Portugal foi mais dominador"

Declarações de Paulo Bento à RTP após o triunfo o jogo Portugal-Suécia (1-0), da primeira mão do "play-off" de apuramento para o Campeonato do Mundo de futebol de 2014, refere que Portugal foi muito mais dominador.

RTP /
Paulo Bento aponta o caminho Lusa

Paulo Bento (Selecionador de Portugal): "Estamos a falar de um 'play-off' de acesso ao mundial, com equipas muito equilibradas. Sabíamos que ia ser eliminatória competitiva, equilibrada.  
 
    Na primeira parte entrámos muito bem. Tivemos uma excelente oportunidade logo no início do jogo. Depois, a Suécia respondeu com uma situação de cruzamento e criando praticamente a sua única oportunidade nos 90 minutos.  
 
    No cômputo geral, na segunda parte fomos muito, muito melhores. Fomos dominadores o jogo todo, algo mais evidente na segunda parte. Criámos mais oportunidades de golo para conseguir um resultado mais dilatado.  
 
    Agora é preparar a equipa para ganhar na Suécia, sabendo que levamos o melhor resultado, ganhando pela vantagem mínima, a eliminar. Não iremos lá para defender o resultado.   
 
    Fomos melhores do que Suécia ao longo dos 90 minutos. Primeira parte teve momentos de algum equilíbrio, mas na segunda teve apenas um sentido. Dominadores, muito bem transição defensivas, controlando jogo direto do adversário.  
 
    Ao longo do tempo falta-nos, em função do domínio de jogo, alguma eficácia. Tal como hoje. Mas os jogadores estão de parabéns pelo que fizeram, pela atitude que demonstraram e pelo compromisso que têm.   
 
      
 
    Cristiano Ronaldo (Jogador de Portugal, autor do golo): "Foi um golo importante que nos deu a vitória. Podíamos ter feito mais um ou dois golos, mas não aconteceu. Há que estar contentes. O resultado é bom.  
 
    Sabemos que na próxima terça-feira há mais uma batalha. Temos vantagem mínima, mas é melhor do que empate. Vai ser jogo praticamente igual ao de hoje, 50/50, mas nós estamos em vantagem, com um golo à frente. Esperamos que seja suficiente, vai ser difícil, mas estamos preparados.  
 
    Era melhor se tivéssemos uma vantagem maior, mas não aconteceu. Tentámos, demos o nosso melhor. Marcámos apenas um golo. Há que jogar mais 90 minutos. Estar bem e tentar marcar mais um ou dois golos.  
 
    Não prometemos (a presença no Mundial), mas que vamos dar o melhor, como hoje. Ninguém mais do que os jogadores quer estar no Brasil".  
 
      
 
    João Moutinho (Jogador de Portugal): "Vi o guarda-redes a sair, tentei contorná-lo e chutar para a baliza no primeiro lance de perigo, mas infelizmente foi para fora e não deu golo.  
 
    Saliento o esforço, união, determinação e empenho da equipa. Fizemos excelente jogo, apesar do resultado escasso. Criamos oportunidades para concretizar mais o que um golo. Foi este o resultado e agora temos a segunda parte, na Suécia, para tentarmos o Mundial.  
 
    Demonstrámos que fomos melhores. Impusemos o nosso jogo, mas sabemos que temos mais uma batalha pela frente com jogadores extremamente físicos, boa equipa. Queremos ganhar para estar no Mundial".  
 
PUB