Portugal pouco inspirado bate Eslovénia na preparação para o Europeu de futsal

Portugal venceu a Eslovénia por 3-1, num jogo particular de preparação para o Campeonato da Europa de futsal, em janeiro e fevereiro de 2026, realizado no pavilhão multiusos do Sporting de Braga.

Lusa /
José Coelho - Lusa

Carlos Monteiro, com um ‘bis’, e Tiago Brito fizeram os golos da seleção portuguesa, com Nejc Hojzan a fazer o tento de honra dos eslovenos.

Na estreia no pavilhão do Sporting de Braga, e na preparação para a participação no Campeonato da Europa de futsal 2026, que se realiza entre 21 de janeiro e 07 de fevereiro na Lituânia, Letónia e Eslovénia, Portugal impôs-se de uma forma natural, mas com uma exibição algo desinspirada e sem ‘pôr o pé no acelerador’.

A equipa de Jorge Braz, que fez alinhar os 15 jogadores que convocou, entrou dominante e, nos primeiros cinco minutos, pôs várias vezes à prova a atenção do guarda-redes esloveno, sobretudo com remates de meia distância, incluindo do guardião Bernardo Paçó.

O golo surgiu, pois, sem surpresa, mas de um erro precisamente de quem estava a evidenciar-se na Eslovénia: numa reposição manual, o guarda-redes Marko Pecek permitiu que Carlos Monteiro intercetasse a bola e inaugurasse o marcador (07 minutos).

Cinco minutos depois, Tiago Brito dilatou a vantagem com um bonito ‘chapéu’ sobre o guardião contrário, após belo passe de Bruno Coelho.

Portugal continuou a dominar a partida, mas, pouco antes do intervalo, Nejc Hojzan reduziu para a Eslovénia após bola parada estudada, mas em que a defesa portuguesa ficou a ‘dormir’ (18).

O segundo tempo começou na mesma toada do primeiro, com muitos remates lusos, com destaque para os de Rúben Góis e Pany Varela, aos 29 e 31 minutos, respetivamente, e defesas atentas de Marki Pecec.

Na sequência de um canto, Carlos Monteiro insistiu e ‘bisou’ à boca da baliza, único golo de Portugal no segundo tempo.

André Correia, que alinhou durante grande parte da segunda parte, mostrou ser alternativa para a baliza com duas boas intervenções.

A equipa nacional, atual bicampeã em título (2018 na Eslovénia e 2022 nos Países Baixos), está integrada no Grupo D, juntamente com Itália, Polónia e Hungria, naquela que será a 11.ª participação de Portugal numa fase final de um Europeu, que vai na 13.ª edição.

As duas seleções voltam a defrontar-se na quarta-feira, no mesmo local, a partir das 19:00.

Jogo no Pavilhão Multiusos do Sporting de Braga.

Portugal - Eslovénia, 3-1.

Ao intervalo: 2-1.

Marcadores:

1-0, Carlos Monteiro, 07 minutos.

2-0, Tiago Brito, 12.

2-1, Nejc Hojzan, 18.

3-1, Carlos Monteiro, 31.

Equipas:

- Portugal: Bernardo Paçó, Afonso Jesus, Kutchy, Diogo Santos e Bruno Maior (cinco inicial). Jogaram ainda: Edu (gr), André Correia (gr), André Coelho, Tomás Paçó, Rúben Góis, Erick, Bruno Coelho, Pany Varela, Tiago Briton e Carlos Monteiro.

Treinador: Jorge Braz.

- Eslovénia: Marko Pecek, Luka Cop, Igor Osredkar, Nejc Hojzan e Jan Janez. Jogaram ainda: Teo Turk, Uros Duric, Max Vesel, Denis Knezevic, Jeremy Bukovec, Lovro Trdin, Ziga Ceh e Mihael Cop.

Treinador: Tomislav Horvat.

Árbitro: Cristiano Santos.

Árbitros assistentes: Rúben Santos e José Moreira.

Assistência: cerca de 500 espetadores.
PUB