Portugal vence Ucrânia para o Eurobasket2025 feminino

A seleção portuguesa feminina de basquetebol venceu a Ucrânia, por 60-57, em Coimbra, e assegurou, pelo menos, o segundo lugar do Grupo G de qualificação para o Eurobasket2025.

Mário Aleixo - RTP /
O "cinco" luso alternou bons com maus momentos de jogo Paulo Novais - Lusa

Num Pavilhão Multidesportos Mário Mexia, com uma boa moldura humana nas bancadas, a seleção portuguesa teve uma entrada em falso, aproveitada pelo conjunto de leste que esteve em vantagem até quase ao final da primeira parte, que terminou empatada 29-29.

A equipa das quinas somou muitas falhas na concretização e, no final do primeiro período, perdia por 16-17, perante uma Ucrânia que também acumulava erros de finalização.

No arranque do segundo período, as ucranianas voltaram a distanciar-se no marcador e Portugal só conseguiu empatar (27-27) a 01:44 minutos do intervalo.

Segunda parte favorável

Na segunda parte, a seleção portuguesa conseguiu, pela primeira vez, apesar do equilíbrio, colocar-se em vantagem, chegando ao fim do terceiro período a vencer por 42-40.

Nos últimos 10 minutos, Portugal conseguiu o seu melhor parcial, chegando a ter 17 pontos de vantagem (57-40), mas, nos quatro minutos finais, a Ucrânia equilibrou e levou o resultado para os 60-57.

Na seleção das quinas, destacaram-se Márcia Costa e Carolina Rodrigues, com 14 pontos cada, enquanto do lado ucraniano Krystyna Filevych marcou 21.

Teste de "fogo" com a Sérvia

A seleção portuguesa chegou ao quarto triunfo no agrupamento, contabilizando nove pontos, a um da líder Sérvia, mais três do que a Ucrânia e mais quatro face à Macedónia do Norte.

No domingo, novamente no Pavilhão Multidesportos Mário Mexia, a partir das 17h00, Portugal defronta a Sérvia, líder do Grupo G, sem derrotas, que venceu a Macedónia do Norte por uns expressivos 105-60.

Portugal procura qualificar-se pela primeira vez para o Eurobasket feminino, que vai ser disputado entre 18 e 29 de junho, na República Checa, Alemanha, Grécia e Itália, tendo, para isso, de vencer a Sérvia ou terminar entre as quatro melhores segundas classificadas entre os oito grupos.
PUB