Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Portugueses têm uma opinião muito positiva da seleção

por Mário Aleixo - RTP
Os portugueses têm uma opinião muito positiva da seleção portuguesa de futebol Epa-Erik S. Lesser

Um estudo da Universidade Europeia estima que 75% dos portugueses têm uma opinião positiva sobre a seleção portuguesa de futebol.

Os atributos que os portugueses reconhecem como sendo os mais importantes na seleção nacional são a garra/determinação e o espírito de equipa, com 27% e 25% respetivamente. Estes são os atributos mais escolhidos pelo sexo masculino. As mulheres dão preferência ao “trabalho e espírito de sacrifício”.

As mulheres são mais perentórias a manifestar o seu sentimento face à seleção, com 77% de opiniões positivas,16% de opiniões negativas e 2% de respostas com sentimento ambivalente, por oposição aos homens que manifestam um sentimento ambivalente de 6%.

Os residentes na área metropolitana de Lisboa têm menor confiança na seleção, com 75% de respostas positivas do que os residentes nas restantes regiões do país, onde 82% demonstram opinião positiva.

O estudo revela ainda que as mulheres têm maior facilidade em superlativar os seus sentimentos, com 33% das opiniões. No caso dos homens, este valor decresce para 23%.

Ainda do ponto vista geográfico, o estudo conclui que há maior intensidade na expressão do sentimento pelos residentes fora da área metropolitana de Lisboa (39%) do que pelos inquiridos desta área geográfica (29%).
Os atributos mais relevantes
Cada uma das respostas foi classificada de acordo com um conjunto de atributos considerados relevantes numa seleção de futebol, nomeadamente: respeito/integridade; estratégia bem definida; garra/determinação; persistência; fair-play; espírito de equipa; selecionador inspirador, vedetas na equipa; bom ataque; boa defesa; bom meio campo; humildade; trabalho/espírito de sacrifício; jovialidade/dinamismo e experiência/maturidade.

De igual modo foi analisado o sentimento expresso pelos respondentes, tendo-se considerado a polaridade do sentimento (positivo, negativo, neutro e ambivalente) e respetiva intensidade (intenso, medianamente intenso, pouco intenso).
 
O estudo sobre “Seleção Portuguesa de Futebol” foi realizado pela Faculdade de Ciências Empresariais e Sociais da Universidade Europeia, através de questionário realizado a nível nacional, entre os dias 1 e 12 de junho, a uma amostra constituída por 338 indivíduos de nacionalidade portuguesa e residentes em Portugal, com idades compreendidas entre os 14 e 75 anos, correspondendo 54% da amostra a inquiridos do sexo feminino.

pub