Ronaldo: o maior goleador forasteiro do Real na Liga Espanhola

por Inês Geraldo, RTP
Ronaldo festeja mais um dos seus golos num estádio adversário Marcelo Del Pozo - REUTERS

O internacional português não para de bater recordes no Real Madrid. Apesar de o clube espanhol ter começado o ano de 2015 de forma tremida, Cristiano Ronaldo voltou a escrever história nos Merengues, após mais dois golos marcados frente ao Getafe: tornou-se no maior goleador de sempre do Real Madrid em jogos fora para a Liga Espanhola. Na semana em que completa 30 anos, analisamos a sua viagem por redutos adversários.

Na época de estreia, após ter custado quase 100 milhões de euros ao Real Madrid, na temporada 2009/2010, Cristiano Ronaldo marcou o seu primeiro golo fora de portas na Liga Espanhola frente ao Espanyol de Barcelona.

Treinava o Real Madrid Manuel Pellegrini, o chileno que neste momento se encontra no campeão inglês, Manchester City. Foi o primeiro de muitos golos, que cinco épocas e meia depois, viria a ultrapassar e destronar o grande goleador Merengue deste século: Raul González.

Cristiano Ronaldo marcou o primeiro golo fora na Liga frente ao Espanyol de Barcelona

Na primeira época como jogador Blanco, Cristiano Ronaldo participou em 14 jogos fora para Liga Espanhola.

O Real Madrid viria a perder o campeonato para o Barcelona (com uma diferença de três pontos) e Ronaldo viria a averbar 26 golos na competição.Fora de portas, CR7 foi acumulando tentos e nas 14 partidas que disputou, chegou à marca dos 13 golos.

Destaque para o primeiro bis fora de casa, frente ao Getafe, no Coliseum Alfonso Pérez, em que o Real Madrid acabou por vencer por 4-2.

O primeiro hat-trick de Ronaldo pelo Real Madrid: frente ao Mallorca

 A partida mais marcante do reforço Merengue na temporada 2009/2010 foi também o último em que encontrou as redes adversarias, frente ao Mallorca. A 5 de Maio de 2010, o extremo português conseguiu o primeiro hat-trick pelo Real Madrid, numa vitória incontestável por 4-1, no Estádio Iberostar.

Cristiano Ronaldo fechou a temporada frente ao Málaga, no estádio La Rosaleda, com um empate (1-1), não tendo conseguido marcar qualquer golo. No entanto, fica para registo a média de quase um golo por jogo, na época estreia no Real Madrid.
A era Mourinho
Cristiano Ronaldo e José Mourinho

A começar a segunda época no Real Madrid, Cristiano Ronaldo começou uma nova parceria com o novo treinador, José Mourinho, que viria a dar muitos golos ao internacional português.

Com o “Special One” ao leme dos Merengues, CR7 partiu para três épocas cheias de golos em estádios alheios. A primeira temporada de Mourinho acabaria com o Barcelona a vencer, mais uma vez, o título espanhol mas Ronaldo tentou jogar e contribuir para a equipa para que tal não acontecesse.

O jogador, agora com 30 anos, realizou 18 jogos fora na Liga Espanhola, na temporada 2010/2011, tendo ficado de fora em apenas uma partida.

O grande destaque dessa época vai para o jogo no Estádio Jamón Sánchez Pizjuán, frente ao Sevilha. O Real Madrid venceu a partida com uma goleada por 6-2 e Cristiano Ronaldo marcou quatro golos (Sérgio Ramos e Kaká marcaram os restantes).

O primeiro póker da carreira, frente ao Sevilha

Foi o primeiro póquer da carreira do internacional português, que fechou a época de golos forasteiros no El Madrigal. Bis para Ronaldo frente ao Villarreal (vitória Blanca por 3-1), na última jornada que o Real Madrid realizou fora para a Liga Espanhola.

CR7 foi consagrado o melhor marcador da Liga Espanhola, com 40 golos. Ficou à frente do argentino Lionel Messi (FC Barcelona) e Álvaro Negredo (Sevilha), tendo conseguido a sua primeira Bota de Ouro ao serviço do Real Madrid (segunda da carreira).A temporada seguinte, de 2011/2012, foi a melhor de Ronaldo em termos de golos fora na Liga Espanhola. E foi também o ano de consagração do Real Madrid, como campeão espanhol, com recorde de golos e pontos (último campeonato havia sido ganho na época 2007/2008, com Bernd Schuster).

Cristiano Ronaldo participou em todos as partidas do Real Madrid para a Liga Espanhola jogadas fora de portas e marcou em 13 delas.

Foram quatro hat-tricks marcados pelo português em vários estádios de inúmeras equipas da Liga BBVA. Saragoça, Málaga, Sevilha e Atlético de Madrid consentiram 12 golos a Cristiano Ronaldo nos seus próprios redutos.

Ronaldo festeja com Xabi Alonso após hat-trick frente ao Atlético

Esta temporada marca também, a primeira vez que Ronaldo conseguiu marcar no estádio do maior rival do Real Madrid: o FC Barcelona.

Na primeira vitória que José Mourinho conseguiu no Camp Nou frente à equipa de Pep Guardiola, Cristiano Ronaldo marcou o golo da vitória sobre o grande rival.
A partida começou bem para o Real Madrid com um golo do internacional alemão, Sami Khedira, ainda na primeira metade. Após o empate conseguido pelos catalães, por parte do chileno Alexis Sanchéz, Ronaldo voltou a restituir a vantagem Merengue e deu uma vitória importante ao Real Madrid, a caminho da conquista da  sua primeira Liga Espanhola.
CR7 conseguiu, no fim da época, a melhor marca fora do Santiago Bernabéu. Nos 19 jogos que disputou marcou por 23 vezes, tendo acabado a marcar fora de portas, frente ao Granada, alcançando o seu golo número 50 estádios adversários.

No fim da temporada, Cristiano Ronaldo chegou a uma marca impressionante de 46 golos na Liga Espanhola, o que demonstra que metade dos tentos marcados pelo português no campeonato foi marcada fora do Santiago Bernabéu.

No entanto, a Bota de Ouro iria para o rival Lionel Messi, que suplantou o internacional português em quatro golos, chegando à marca da meia centena (50).



A quarta época de Ronaldo com a camisola do Real Madrid coincidiu também com a última de José Mourinho na capital espanhola.

Cisão do treinador português com as principais referências da equipa, como Sergio Ramos e Iker Casillas, levaram os Merengues a vencer apenas a Supertaça Espanhola, deixando, mais uma vez, o campeonato fugir para o rival Barcelona.

A nova temporada trouxe menos dez golos nos estádios adversários para Cristiano Ronaldo mas o internacional português continuou a mostrar-se preponderante no "xadrez" do Real Madrid.O internacional português participou em 16 partidas forasteiras para o campeonato espanhol e marcou por 13 vezes.

O maior destaque da temporada 2012/2013, vai para os dois golos frente ao Barcelona, novamente no Estádio Camp Nou, num duelo de titãs entre os dois maiores clubes espanhóis. Lionel Messi e Ronaldo marcaram por duas vezes, num jogo que acabou empatado entre as duas equipas.

Lionel Messi e Cristiano Ronaldo

Os últimos golos marcados fora para a Liga Espanhola aconteceriam no Estádio San Mamés, frente ao Athletic de Bilbao.

A época acabou por ser de grande desilusão para o Real Madrid que encerrou o campeonato no segundo posto, a 15 pontos do Barcelona, treinado pelo técnico Tito Vilanova. Cristiano Ronaldo fechou a temporada na Liga Espanhola 2012/2013 com 34 golos, ficando atrás de Lionel Messi (com 46 tentos averbados).
Com Ancelotti, o pior e talvez o melhor
Após a saída de José Mourinho, coube ao italiano Carlo Ancelotti levantar um Real Madrid absolutamente dizimado pelo grande rival, o Barcelona.

Sem exceção aos anos anteriores, Cristiano Ronaldo continuou a ser a força goleadora da equipa de Madrid. Apesar disso, a primeira época do italiano no comando técnico dos Merengues coincidiu com a pior época de Ronaldo em termos de golos marcados fora na Liga Espanhola.

O internacional português teve de lutar contra várias lesões não tendo participado em oito partidas das 38 jornadas que se disputam durante a época.Mesmo assim, CR7 ainda conseguiu marcar 12 golos em casa dos adversários que defrontou. Não foram marcados hat-tricks e o internacional português bisou apenas em duas partidas: frente ao Elche (Estádio Manuel Martínez Valero) e a Rayo Vallecano (Estádio de Vallecas).

Cristiano Ronaldo e Gareth Bale festejam

Apesar da época de menor fulgor para o internacional português, Cristiano Ronaldo acabou a temporada 2013/2014 em primeiro lugar na lista de melhores marcadores, com 31 golos em 30 partidas disputadas (à frente de Lionel Messi, com 28 tentos e Diego Costa, com 27).

Na nova época (2014/2015), que ainda decorre, Cristiano Ronaldo tem batido várias marcas. Nas primeiras 19 jornadas, CR7 igualou o número de golos numa só volta do campeonato. Um recorde que agora partilha com Lionel Messi.

Em 18 jogos, Cristiano Ronaldo conseguiu marcar 28 golos. Está a três de igualar a marca da época passada e a 18 golos de igualar a sua melhor marca (46 golos). Para apanhar os 50 golos de Messi, Ronaldo precisa de mais 22 golos nas 17 jornadas que ainda lhe faltam disputar.

Em termos de jogos forasteiros, Ronaldo já alcançou a segunda melhor marca que conseguiu no Real Madrid: 14 golos.Dos 28 tentos que já averbou esta época, metade foram conseguidos fora de casa. O grande destaque vai para o hat-trick conseguido no Estádio Riazor, contra o recém-promovido Deportivo da Corunha, numa vitória avassaladora do Real Madrid, por 8-2.



Outros dois jogos de destaque são os dois primeiros de 2015. No Mestalla e no Coliseum Alfonso Pérez, Cristiano Ronaldo marcou e fez história nas hostes madridistas.

Contra o Valência, o resultado foi negativo: após uma senda de 22 vitórias consecutivas, Nuno Espírito Santo encontrou antídoto para a máquina goleadora de Carlo Ancelotti.

No entanto, Cristiano Ronaldo marcou o golo dos Merengues, após conversão de uma grande penalidade e igualou Raul González em número de golos forasteiros para a Liga Espanhola, pelo Real Madrid.

Duas jornadas depois, contra o Getafe, Ronaldo voltou a escrever história pelo colosso de Madrid.

Com mais um bis, Ronaldo chegou aos 89 golos fora na Liga Espanhola pelo Real Madrid. Mais dois tentos que o lendário Raul González (melhor marcador de sempre do Real Madrid).

Números totais de Ronaldo pelo Real MadridAté hoje, Cristiano Ronaldo leva 89 golos marcados para a Liga Espanhola nos estádios adversários. Muitas foram as vítimas do internacional português: mais precisamente, 27 adversários.

Com futebol dividido por cinco épocas e meia, foram três os técnicos a treinarem o capitão da seleção portuguesa. Pellegrini foi o primeiro, seguindo-se José Mourinho e o italiano Carlo Ancelotti.

Estando apenas uma época nos Merengues, Pellegrini viu Cristiano Ronaldo estrear-se pelo plantel Blanco com uns impressionantes 13 golos em 14 partidas disputadas fora para a Liga Espanhola.

José Mourinho conviveu durante três épocas com CR7 e teve no extremo português a grande força goleadora do Real Madrid. Os adversários viram o jogador de 30 anos a marcar por 50 vezes em 53 partidas que disputou com o técnico português ao leme do clube Merengue.

Atualmente, Carlo Ancelotti ainda se encontra no banco do Real Madrid e o internacional português continua a ser a grande estrela da companhia. A temporada 2014/2015 ainda vai a meio mas o jogador português já igualou a sua segunda melhor marca: de 14 tentos marcados.

Com o grande "milagreiro" da Décima Taça dos Campeões Europeus, Cristiano Ronaldo já leva 26 golos marcados em jogos fora para a Liga Espanhola. Com 26 partidas disputadas sob a alçada do italiano, a média de CR7 é de um golo por jogo.



Em termos de equipas, a maior vítima de CR7 é o Sevilha. No seu próprio reduto, os sevilhanos deixaram o madeirense marcar por oito vezes. Seguem-se Villarreal, Getafe e Málaga. Os três clubes sofreram seis golos cada de Cristiano Ronaldo no seu próprio estádio.

Cristiano Ronaldo torna-se a largos passos numa das maiores lendas do Real Madrid. O jogador português já leva 288 golos pelo Real Madrid, em 277 jogos disputados pelos Merengues.

Na Liga Espanhola, Ronaldo já disputou 93 partidas fora de portas pelo clube de Madrid e conseguiu marcar em 55 delas.

Dos 205 golos que leva no campeonato espanhol, 43,4 por cento foram marcados fora do Santiago Bernabéu.



Com 30 anos, Cristiano Ronaldo já é o jogador do Real Madrid que mais golos marcou fora para a Liga BBVA. Numa das melhores fases da carreira, em que venceu a terceira Bola de Ouro há poucas semanas, Ronaldo pode melhorar ainda mais a sua marca, podendo chegar a uma marca centenária num futuro próximo.
pub