Rui Jorge destaca empenho do grupo dos sub-21

por Mário Aleixo - RTP
Rui Jorge destaca a entrega dos jogadores ao trabalho da seleção sub-21 Lusa

Portugal defronta a Roménia esta sexta-feira, a partir das 17h00, em Bucareste, e na terça-feira recebe a Noruega, na Póvoa de Varzim, às 19h00, em jogos de preparação para o Euro2023, que vai realizar-se entre 21 de junho e 8 de julho, na Roménia e na Geórgia.

O selecionador português de sub-21, Rui Jorge, apontou para a atitude positiva que os jovens futebolistas têm demonstrado nos treinos, destacando o esforço que têm feito na preparação para os particulares com a Roménia e a Noruega.

"São os primeiros dias depois de muito tempo de ausência. Tem corrido bem, os jogadores têm-se mostrado empenhados, recetivos às nossas ideias", frisou ao Canal 11 o técnico luso.

A equipa das quinas treinou, no final da tarde de quinta-feira, no estádio do Steaua, em Bucareste, palco do encontro de preparação diante da congénere romena esta sexta-feira.

"Em jogos particulares podemo-nos dar ao luxo de experimentar coisas novas sem correr o risco de os pontos nos fazerem falta. Temos uma margem maior para testar e também é o que vamos fazer neste jogo", sublinhou Rui Jorge.

Sobre as diferenças no estilo de jogo dos próximos dois oponentes, o selecionador destacou o ataque rápido da Roménia e o jogo mais "rendilhado" da Noruega.

"São adversários diferentes. Acho que a Noruega tem um jogo mais parecido com o nosso, um jogo mais curto, com bola no pé. A Roménia é forte a sair no ataque rápido. Por isso, é isso que eu espero neste jogo, num excelente estádio, com um excelente relvado, esperemos que com um grande ambiente também, para que seja um bom teste para nós", considerou.

A realidade deste escalão

Quanto à seleção portuguesa, o técnico comentou que há jogadores com maior experiência e outros com menos, salientando a importância de trabalhar a parte coletiva.

"Há um grupo de jogadores com mais experiência no escalão do que outros. É nesse misto de maior e menor experiência aqui connosco que vamos desenvolvendo o que queremos para a nossa equipa. O que nós tentamos é que dentro de campo consigam equilibrar-se naquilo que é a ideia de jogo, pensarem todos da mesma forma e disputarem o jogo com a qualidade que normalmente metemos em campo", vincou.

Rui Jorge disse ser importante “que os jogadores deixem sempre uma boa imagem, que pratiquem bom futebol e tenham uma boa postura”.

Não consigo colocar a classe que devemos ter de parte. Quero que joguem bem, quero que demonstrem a qualidade que têm e que o jogador português tem e que tenham a postura que devemos ter. Tem sido assim ao longo destes 11 anos. As pessoas devem orgulhar-se, e quero que se orgulhem da forma como eles estão em campo: respeitando o adversário e colocando toda a sua qualidade em campo", declarou o técnico.

Relativamente às mudanças no setor defensivo, derivadas de algumas ausências forçadas na convocatória, Rui Jorge considerou natural, frisando que a equipa está preparada para jogar a alto nível.

"É a realidade deste espaço de seleção nacional sub-21. Tentamos prevenir essa situação, o trabalho que fazemos é sempre com uma perspetiva futura e andamos a trabalhar nisto há quatro anos nesta geração. Vamos continuar, independentemente de nos faltar o (Tiago) Djaló, o João (Mário). Vamos continuar a trabalhar e a dar oportunidades. Eu digo sempre isto: não está o (Tiago) Djaló, não está o (Gonçalo) Inácio, não está o António (Silva), é a hipótese do (André) Amaro, do (Tomás) Araújo e do (Alexandre) Penetra de jogarem", assinalou.





pub