Seleção de Portugal procura vitória na Terra Prometida

A seleção de Portugal defronta Israel, a partir das 12h45, em jogo da quinta jornada do Grupo F de qualificação europeia para o Mundial2014. A equipa das quinas parte à procura de uma vitória que lhe dê o segundo lugar isolado.

RTP /
A seleção está confiante num bom desempenho em Israel EPA

Nesta altura uma única dúvida subsiste na equipa portuguesa: João Moutinho já recuperado de uma lesão estará ou não a 100% para o jogo?

Se o médio não alinhar Carlos Martins assume-se como a alternativa natural. Paulo Machado e Danny surgem como outras soluções possíveis.

A seleção nacional parte para o jogo com uma única intenção - ganhar. Por isso mesmo a equipa das quinas assumirá a iniciativa do desafio desde o primeiro minuto.

Apesar da necessidade imperiosa de ganhar para lutar pelo primeiro lugar do grupo ou por um dos oito melhores segundos, o treinador nacional Paulo Bento procurou aliviar a pressão que recai sobre o grupo e realçou na conferência de imprensa de antevisão do encontro que o jogo não é decisivo na questão do apuramento.

Para reter as três ideias-base expressas por Paulo Bento: Portugal está preparado para ganhar, o adversário é difícil e João Moutinho só jogará se estiver a 100%.

Para o técnico a equipa lusa está preparada para ganhar: "Sentimos que estamos bem preparados para este jogo. Sabemos o que temos de fazer, o que o adversário pode fazer e esperamos realizar um bom jogo e um bom resultado mas nunca com um sentimento de vida ou de morte".

Sobre o adversário o treinador considera: "É uma equipa que joga bem, gosta de construir, tem jogadores evoluídos do ponto de vista técnico e com muita experiência. Será um jogo difícil num ambiente difícil".

A propósito da utilização de João Moutinho o técnico não tem dúvidas: "O jogador sabe desde a primeira hora que só jogará se nos disser que está a 100%, confiante e apto para poder competir".

Apesar de ressalvar qualquer reajuste de última hora que o técnico resolver fazer, a equipa que deverá alinhar de início é a seguinte: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Raul Meireles, Miguel Veloso e João Moutinho ou Carlos Martins; Varela, Hélder Postiga e Cristiano Ronaldo.

O encontro realiza-se no Estádio Ramat Gan, em Telavive e será arbitrado pelo francês Stephane Lannoy.

O relvado está em boas condições e prevê-se uma temparatura de 25 graus à hora do jogo.

A lotação do estádio de 41 mil lugares está esgotada.

O relato é na Antena 1 com o jornalista Nuno Matos e a transmissão televisiva na RTP1, a partir das 12h45.

Nas bancadas deverão estar 150 portugueses a apoiar a equipa das quinas, das quais meia centena viajou de Lisboa com a equipa.

Após o encontro a comitiva portuguesa viajará de Israel para Baku, onde na próxima terça-feira Portugal defrontará o Azerbaijão. O grupo deverá chegar à capital deste País às 21h00 de hoje, hora portuguesa.
PUB