Selecção Nacional rejuvenesce

Comparando as convocatórias para o Mundial 2010, na África do Sul, e para os jogos de qualificação para o Euro2012, na Polónia e Ucrânia, a média da idade dos jogadores desceu praticamente um ano e meio. A saída de alguns jogadores, por vontade própria ou não, e a entrada de outros, escolhidos por Agostinho Oliveira, está na origem desta diferença.

Pedro Araújo Pina /
Portugal durante o Mundial 2010 Reuters

Com a saída de Nani, substituído por Rúben Amorim por lesão, e Zé Castro, preterido no final do estágio, o plantel escolhido para representar Portugal na África do Sul tinha uma média de idades de 27,6 anos. Agora, quase quatro meses depois, os jogadores escolhidos por Agostinho Oliveira, a substituir Carlos Queiroz, têm uma média de idades de 26,2 anos.

Para esta redução contribuiu a entrada de novos jogadores, mas também a saída de outros. Deco (32 anos), Simão (30) e Paulo Ferreira (31) renunciaram à Selecção Nacional, Pedro Mendes (31) e Duda (29) estão lesionados e Ricardo Costa (28) está castigado.

Por outro lado, as chamadas de Nuno André Coelho (24) e Sílvio (22), e o regresso de João Moutinho (23), Manuel Fernandes (24), Varela (25), apesar de lesionado, e Nani (23) trazem outro fôlego à equipa das quinas. Nos 20 escolhidos por Agostinho Oliveira, Liedson, com 32 anos é o mais velho, Sílvio e Fábio Coentrão, ambos com 22 anos, os mais novos.

Portugal inicia a qualificação para o Euro 2012, a ser disputado na Polónia e Ucrânia, na próxima Sexta-Feira, 3 de Setembro, em Guimarães. A formação das quinas vai defrontar o Chipre, num encontro que tem início marcado para as 20:45, com transmissão televisiva na RTP1.


c/ LUSA
PUB