As razões que levaram o Sporting à "falência técnica"

Foi ontem publicada na página oficial do Sporting uma versão sumária da auditoria efetuada aos últimos 13 anos do clube de Alvalade. As conclusões desse exercício indicam capitais negativos em 183 milhões de euros, o que significa uma «situação estruturalmente desequilibrada, usualmente denominada por falência técnica». Nicolau Santos, comentador da Antena 1 para assuntos económicos, faz uma análise do processo e apresenta possíveis soluções.

RTP /
Legenda da Imagem

O jornalista, que também é membro do Conselho Leonino do Sporting, começa por sublinhar que o resultado desta auditoria, única nas equipas portuguesas, "não é novidade para quem segue as contas do clube", e considera que a construção do novo estádio e da Academia de Alcochete são as principais razões que levaram a esta derrapagem nas finanças de Alvalade.

Nicolau Santos não acredita que o corte das despesas e o aumento das receitas chegue para inverter "o lastro negativo" do Sporting, e apresenta como única solução a entrada de um investidor, "um grande parceiro, talvez internacional", que possa contribuir para aumentar o capital dos "leões".
PUB