Sporting
At. Madrid 0 - 0 Sporting
O Sporting empatou a zero em Madrid, contra o Atlético, em jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa. Os leões terminaram a partida com nove elementos, devido a expulsões de Grimi e Tonel. O árbitro Pieter Vink, holandês, mostrou muitos cartões, mas só a jogadores da equipa portuguesa o que, atendendo ao que se passou no relvado, não se percebe muito bem...
Fim da partida
90+3 - Cartão amarelo para Saleiro, depois de uma tesoura feita sobre um homem do Atlético.
Quatro minutos de compensação.
90' - Substituição no Sporting. Liedson é rendido por Saleiro.
89' - Cartão vermelho para Tonel, por ter empurrado Aguero. Tudo acontece na sequência de um livre marcado por pretensa mão de Abel, o que pelas imagens televisivas se comprova não ter acontecido. Do livre perigoso, nada de relevante acontece.
85' - Polga falha o corte a um cruzamento saído da esquerda do ataque espanhol e a bola quase chega a Sálvio, que aparecia nas costas do central brasileiro.
84' - Substituição no Sporting. Sai Miguel Veloso; entra Adrien Silva
79' - Forlán atira-se para a piscina na tentativa de conseguir penálti, mas o árbitro nada diz.
O Sporting está agora mais preocupado em manter a posse da bola durante mais tempo do que em chegar à baliza de De Gea. Relembe-se que os lisboetas jogam com dez, por expulsão de Grimi.
71' - Substituição no Atlético de Madrid. Raul Garcia cede o lugar a Jurado.
O Atlético instalou-se no meio-campo do Sporting, que só de tempos a tempos consegue esboçar uma movimentação de contra-ataque.
68' - Corte magistral de Tonel na pequena área, a impedir que a bola chegasse a Forlán, o que seria potencialmente fatal para o Sporting.
O árbitro da partida parece só ter cartões amarelos para mostrar a jogadores do Sporting. Agora foi uma falta dura de Paulo Assunção sobre João Moutinho que passou em branco...
61' - Descaído sobre a meia esquerda, Aguero atira com perigo à baliza de Rui Patrício, mas ligeiramente ao lado.
60' - Substituição no Sporting. Pereirinha, logo após a admoestação, é rendido por Pedro Silva.
59' - Cartão amarelo para Pereinha por falta sobre um homem do Atlético
57' - Substituição no Atlético de Madrid. Simão sai (muito pouco satisfeito com a decisão de Quique Flores!) para a entrada de Sálvio.
54' - Mais um perigoso raide de Aguero, que termina com um remate à queima-roupa que embate no ombro do atento Rui Patrício, antes de sair pela linha de fundo.
52' - Cartão amarelo para Miguel Veloso, por falta sobre Valera. O livrre, cobrado por Simão, encontra a cabeça de Alvaro Dominguez, que remata com muito perigo, mas ao lado da baliza do Sporting.
As imagens televisivas mostram Maradona, Figo e Futre na assistência.
Miguel Veloso ocupa definitivamente a lateral esquerda, no lugar que cabia a Grimi, expulso à meia-hora de jogo.
19h05 - Reinício da partida, sem novas alterações na composição das equipas
Intervalo
Dois minutos de compensação.
43' - Miguel Veloso perde a bola em zona proibida e Aguero tenta aproveitar, mas chuta às malhas laterais.
O Sporting está a perder muitas vezes a bola na transição defesa-ataque. Quando isso não acontece, está a precipitar-se nos passes, o que facilita o trabalho aos homens do Atlético e, por outro lado, impede que a bola chegue em condições a Liedson...
34' - Contra-ataque do Sporting. Pereirinha perde tempo de entrada à bola e, em vez de criar perigo, choca violentamente com o guarda-redes do Atlético, que tem de ser assistido.
31' - Novo amarelo para Grimi e consequente expulsão. Batido em velocidade por Reyes, o defesa esquerdo do Sporting faz falta e o árbitro obriga o Sporting a jogar o resto da partida (uma hora) com dez elementos
28' - Remate de Liedson à trave do Atlético. Em souplesse, o levezinho ganha enquadramento com a baliza e faz uma cartola a De Gea que embate no travessão.
26' - Agora é Forlán a criar perigo, num remate que sai ligeiramente por cima.
24' - Excelente jogada de Kun Aguero quase dá golo ao Atlético. Nas imediações da área verde e branca, Pereirinha perde infantilmente a bola e dá azo a um slalom do argentino, que finta três jogadores do Sporting e dispara muito perto do poste esquerdo de Rui Patrício.
21' - Livre distante marcado por Miguel Veloso leva perigo à baliza de De Gea. Já na grande área, bola ressalta num defensor colchonero directa para as mãos do guardião do Atlético.
Sempre que toca na bola, Simão é sonoramente vaiado pelos numerosos adeptos do Sporting presentes.
Equilíbrio nos primeiros 15 minutos de jogo, com o Sporting a jogar sem receios contra os espanhóis.
Cerca de 45 mil espectadores no Vicente Calderón.
12' - Substituição no Atlético. Perea não recuperou da jogada em que se magoou, logo nos primeiros segundos de jogo, e é rendido por Valera.
9' - Forlán protagoniza a primeira chegada com perigo à baliza do Sporting, mas o remate sai fraco e fácil para Rui Patrício.
8' - Entrada feia (e completamente escusada) de Grimi sobre Reyes vale um cartão amarelo ao argentino do Sporting.
5' - O primeiro canto da partida é também para a equipa portuguesa. Perea atira pela linha de fundo, cortando um lance de Moutinho, e fica lesionado.
1' - O primeiro remate da partida é assinado por Izmailov, que dispara com perigo para a esquerda de De Gea. A bola sai ligeiramente ao lado da baliza dos espanhóis.
18h00 - Início da partida
Em nome da equipa do Sporting, João Moutinho entregou uma coroa de flores em memória das vítimas dos atentados de Madrid, ocorridos há precisamente seis anos.
Muitos adeptos do Sporting, cerca de quatro mil, fizeram questão de viajar até Madrid para assistir ao jogo, equilibrando a contenda no que diz respeito à presença de apoiantes nas bancadas do Vicente Calderón.
Equipas:
Atlético de Madrid
De Gea; Álvaro Domínguez, Perea, Ujfalusi, Antonio Lopez; Paulo Assunção, Raúl Garcia,Jose Antonio Reyes, Simão; Diego; Fórlan, Aguero
Suplentes
Sergio Asenjo, Camacho, Salvio, Mariano Pernía, Juanito, Valera, Jurado
Sporting
Rui Patrício; Abel, Tonel, Polga, Grimi; Pedro Mendes, Miguel Veloso, Bruno Pereirinha, João Moutinho, Izmailov; Liedson
Suplentes
Tiago, Pedro Silva, Hélder Postiga, Adrien Silva, Matías Fernández, Simon Vukcevic, Carlos Saleiro