Francis Obikwelu admite abandonar em 2009

O atleta português Francis Obikwelu, recordista europeu dos 100 metros, admitiu esta quarta-feira a possibilidade de abandonar a carreira desportiva em 2009 e revelou que vai radicar-se definitivamente em Portugal depois dos Jogos Olímpicos Pequim2008.  

RTP /
DR

O nigeriano naturalizado português, campeão europeu dos 100 e 200 metros e medalha de prata olímpica em Atenas2004, assegurou que vai "cumprir o contrato com o Sporting", que termina em 2009, e garantiu que deixará Las Rozas, bairro de Madrid onde vive e treina, em Setembro. 
 
"Não vou viver mais em Espanha. Volto para Portugal depois dos Jogos Olímpicos Pequim2008", disse Obikwelu, numa sessão de autógrafos promovida pela gasolineira Cepsa, no Congresso Bienal de Estradas do Centro Rodoviário, no Centro de Congressos do Estoril. 
 
Obikwelu, que já disse ter comunicado à sua treinadora, a espanhola
Maria José Martinez, a  intenção de regressar a Portugal, inicia na segunda-feira a preparação para os Jogos Olímpicos Pequim2008, depois da menos feliz participação no Campeonato do Mundo de pista coberta, em Valência, Espanha, em que foi semifinalista nos 60 metros. 
 
"Vou começar a treinar como deve ser", referiu, acrescentando que está a perspectivar competir em alguns "meetings" de atletismo a partir de Maio, além de integrar a selecção portuguesa na Taça da Europa, a 21 e 22 de Junho, em Leiria.  
 
Francis Obikwelu, que admitiu ter como objectivo inicial chegar às finais nos 100 e 200 metros nos Jogos Olímpicos, disse que está "preparado para estar no pódio" em Pequim e garantiu que a sua prestação será "bem melhor do que em Valência". 
 
"Não consegui estar na final dos 60 metros porque tive uma infecção
urinária. Tomei antibióticos e fiquei menos agressivo. Saí muito lento,
mas posso melhorar. Em Pequim , vai estar outro Francis Obikwelu", asseverou.
 
PUB