"Leão" vê título por um canudo

Um Sporting de Braga mais experiente venceu hoje um Sporting muito frágil defensivamente (2-1), na 15.ª jornada da Liga de futebol, e deverá ter afastado em definitivo os "leões" da luta pelo título. Com este resultado, o Sporting caiu para quarto lugar, ultrapassado pelos minhotos (agora com mais três pontos), e fica a 11 pontos do líder Benfica e a nove do segundo, o FC Porto, ficando com apenas dois pontos de vantagem sobre o Marítimo, quinto classificado.

Antena 1 c/ LUSA /
Braga venceu e roubou o terceiro lugar ao Sporting LUSA

Nos últimos cinco jogos para o campeonato, o Sporting só venceu um (em casa, com o Nacional, a 10 de dezembro de 2011), somando ainda dois empates e duas derrotas, ou seja, fez apenas cinco pontos em 15 possíveis.

Novidades nos "onzes" só no do Sporting, já que Leonardo Jardim repetiu a equipa que jogou em Aveiro na última jornada.

Nos "leões", Domingos Paciência, num regresso a uma casa onde foi feliz, apresentou Rodriguez como titular (dois meses e meio depois após lesão), mas o central teve erros comprometedores e parece ter acusado a receção negativa de que foi alvo pelos antigos adeptos. Evaldo surgiu como defesa esquerdo, subindo Ínsua na mesma ala, e o ponta de lança uruguaio Ribas, um dos reforços de inverno, fez a estreia absoluta.

O Braga entrou muito forte em jogo, desorientando por completo a defesa sportinguista, e logo aos dois minutos Mossoró fugiu pela direita e centrou para Hugo Viana que, sem qualquer oposição, só não fez golo porque o companheiro Lima fez a vez de defesa.

O Sporting respondeu com uma boa jogada de envolvimento atacante, culminada com um remate de Capel às malhas laterais que deu sensação de golo aos adeptos "leoninos", situados maioritariamente na bancada contrária (10).

Logo depois, servido por Hugo Viana, Mossoró rematou cruzado com o pé esquerdo para boa defesa de Rui Patrício (14).

A partir dos 20 minutos e de um livre direto em jeito de canto mais curto, que Matias Fernandez cobrou com força, obrigando Quim a defesa apertada, o Sporting passou a ter a iniciativa de jogo e um minuto depois Ínsua, de cabeça, a centro de Capel, obrigou o guarda-redes internacional português a nova defesa difícil.

Ainda antes do intervalo, um grande remate de Matias Fernandez passou muito perto da baliza (45).

Logo após o reinício, o internacional chileno enviou a bola ao poste após grande trabalho individual na área, mas seria a equipa da casa a chegar ao golo, por Hélder Barbosa, que, com muita calma, aproveitou um desentendimento entre João Pereira e Onyewu e rematou para o fundo da baliza após cruzamento de Lima da direita (51).

Cinco minutos depois, grande defesa de Rui Patrício a remate de Hugo Viana, evitando o segundo golos dos minhotos, que surgiu pouco depois, aos 64, com Lima a concluir um rápido contra-ataque, que teve origem numa perda de bola de Rodriguez.

Contudo, e quando o Braga parecia ter o jogo controlado, um erro de Quim (má saída a um canto) permitiu ao Sporting reduzir, por Carrillo (74), e voltar ao jogo, lançando-se à procura do empate.

Aos 77 minutos, Matias Fernandez rematou fraco, em boa posição, para defesa de Quim, e aos 82 foi Bojinov a rematar cruzado com algum perigo, mas o Braga acabaria o jogo na área leonina, dispondo de um livre indireto, e por vencer justamente.
PUB