"Leões" eliminados sem perderem

Dois empates põem o Sporting fora da "Champions" e na disputa da Liga Europa, onde Benfica e Nacional se lhes podem juntar

RTP /
Moutinho abriu o caminho que acabou num beco sem saída getty images

O Sporting falhou hoje o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol, ao empatar 1-1 com a Fiorentina, em Itália, em encontro da segunda "mão" dos "play-offs".

Depois do empate a dois em Alvalade, a formação comandada por Paulo Bento ainda passou para o comando da eliminatória, graças a um livre directo do "capitão" João Moutinho, aos 35 minutos, mas, aos 54, o jovem suplente montenegrino Stevan Jovetic (19 anos) fez a igualdade.

Pelos dois golos apontados em Lisboa, a Fiorentina segue, assim, para a fase de grupos da Liga dos Campeões, na qual poderá ser adversária do FC Porto, enquanto o Sporting, que somou o 13.º jogo sem ganhar em solo italiano, é relegado para a fase de grupos da Liga Europa.

Paulo Bento, treinador do Sporting, retém desta eliminatória "uma boa capacidade para disputá-la, alguma injustiça no desfecho,(...)eliminatória condicionada pelo jogo da primeira mão".

"É uma eliminatória que dói, para mais no momento em que nós estamos, mesmo jogando bem, jogando com uma intensidade e uma agressividade que são de ralçar, não conseguimos o nosso objectivo", continuou.

"Há que elogiar os jogadores pela forma como jogaram, pela forma como se bateram, e naturalmente, com alguma mágoa, com alguma dor(...)" por "não conseguirmos  estar, pelo quarto ano consecutivo, na Liga dos Campeões, mas, é daquelas derrotas que não nos pode nem deve desanimar".

Jogo no Estádio Artemio Franchi, em Florença.

Fiorentina-Sporting, 1-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, João Moutinho, 35 minutos.

1-1, Jovetic, 54.

Equipas:

- Fiorentina: Frey, Commoto, Dainelli, Gamberini, Gobbi (Jovetic, 46), Montolivo, Zanetti (Donadel, 81) Marchionni, Mutu (Jorgensen, 72), Vargas e Gilardino.

(Suplentes: Avramov, Kroldrup, Donadel, Jovetic, Jorgensen, Pasqual e Santana).

- Sporting: Rui Patrício, Pedro Silva (Tonel, 81), Daniel Carriço, Polga, André Marques, Miguel Veloso, Pereirinha, João Moutinho, Matias Fernandez (Saleiro, 62) Yannick Djaló e Liedson.

(Suplentes: Tiago, Adrien Silva, Rochemback, Saleiro, Caneira, Tonel e Abel).

Árbitro: Howard Webb (Inglaterra).

Acção disciplinar: cartão amarelo a Commoto (33), Pedro Silva (49), Zanetti (60), Jovetic (68) e André Marques (70) e Caneira (90+1).

PUB