Liga Europa. Sporting tenta "travar" o Arsenal

O Sporting inicia quinta-feira uma das eliminatórias mais importantes da presente temporada, ao receber os ingleses do Arsenal, em jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa em futebol.

Mário Aleixo - RTP /
Alvalade está pronto para abrir portas a um grande jogo de futebol Pedro A. Pina - RTP

Com uma época a nível interno quase para esquecer – ainda luta por um lugar na Liga dos Campeões da próxima época, mas já está a 15 pontos do líder Benfica -, o Sporting tem na Liga Europa a sua única oportunidade de conquistar um troféu, mas hoje enfrenta um dos principais candidatos.

Enquanto os "leões" ocupam apenas o quarto lugar na I Liga portuguesa, os "gunners" são líderes em Inglaterra e sonham reconquistar um título que lhes escapa desde 2003/2004, pelo que a equipa de Rúben Amorim pode ainda tirar algum proveito de alguma eventual poupança por parte do técnico dos ingleses, o espanhol Mikel Arteta.

 
Relativamente ao onze inicial, Rúben Amorim volta a estar privado do uruguaio Ugarte, castigado para este jogo, e "Pote" deve, por isso, voltar a fazer companhia a Morita no meio campo, embora seja um jogo onde terá menor liberdade ofensiva, isto para a equipa estar equilibrada. 
Contudo, o internacional luso não deve ser a única novidade. Rúben Amorim tem implementado alguma rotação nos últimos jogos e este não deve ser exceção. Bellerín, St. Juste e Paulinho devem merecer a titularidade.

Questionado sobre as possibilidade do Sporting na conquista da prova, o técnico leonino preferiu olhar para a partida desta quinta-feira, não deixando de comentar as vantagens de um triunfo nesta fase da prova: "Não ficaríamos como favoritos, mas eu acho que o futebol é o momento. Vencendo uma equipa como o Arsenal mostra-nos que tudo é possível. Em dois jogos tudo é possível, eliminando uma equipa como o Arsenal íamos enfrentar os desafios com outra mentalidade".


Entre os londrinos Gabriel Jesus está de volta às opções, mas não deve ser já titular, até porque esteve um par de meses afastado, Nketiah está em dúvida e isso reduz as opções ofensivas. 
Admitindo que Martinelli, Saka e Odegaard mantêm os seus lugares, resta uma vaga e Reiss Nelson resolveu o último jogo (3-2). 
Há outras dúvidas, como a concorrência entre Tomiyasu e Ben White e a dupla de meio campo (com Fábio Vieira ao barulho), mas a aposta deve passar pelo "onze" mais rodado.

O encontro está marcado para as 17h45, no Estádio José Alvalade, e será dirigido pelo alemão Tobias Stieler.

Também a contar para a primeira mão desta eliminatória, a Roma, orientada pelo português José Mourinho, vai receber os espanhóis da Real Sociedad, enquanto o Fenerbahçe, comandado por Jorge Jesus, visita o Sevilha, recordista de troféus da competição, com seis (dois dos quais ainda no formato de Taça UEFA).



PUB