Matías encontrou o buraco da fechadura da U. Leiria

O Sporting venceu hoje a União de Leiria por 1-0, com um golo do chileno Matias Fernandez, em jogo da 25.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio Municipal da Marinha Grande. Matias Fernandez, aos 90+11 minutos, assinou o golo da vitória dos "leões", num encontro que esteve interrompido durante cerca de 10 minutos devido a uma falha numa fase da iluminação do recinto.

Antena 1 c/ LUSA /
Matías Fernández, aos 101 minutos, marcou o golo da vitória leonina sobre a U. Leiria Paulo Cunha/LUSA

O jogo era importante para as duas equipas, mas foi o Sporting a garantir os três pontos e a manter-se na luta pelo quarto lugar, com o Marítimo.

Os "leões" jogaram sem diversos titulares e fizeram o quanto baste para arrancar um triunfo difícil no campo da União de Leiria, que fica numa situação ainda mais difícil para fugir à despromoção.

O Sporting apresentou-se com uma equipa muito diferente da que venceu o Metalist, na quinta-feira, para a Liga Europa. Sá Pinto deu descanso a Polga, João Pereira, Schaars, Izmailov, Capel e Wolfswinkel, a pensar na segunda mão com os ucranianos, na próxima quinta-feira.

Na Marinha Grande surgiram de início Arias, Evaldo, André Martins, Renato Neto, Carrillo e Rubio, além de Elias, que não pode jogar na Liga Europa. As mudanças não afetaram o Sporting, que entrou com energia e pressionante.

A primeira situação de golo, contudo, foi da União de Leiria, aos 3 minutos, quando Xandão confiou que a bola saía e deixou fugir Bruno Moraes, mas Rui Patrício salvou o golo.

O Sporting tomou conta do jogo depois, cortando os caminhos à União de Leiria logo à saída da área de Oblak. Os "leões" conseguiram meia hora de bom nível, que só não deu frutos devido à falta de pontaria de Insua.

O argentino falhou um golo isolado aos 06 minutos, atirando ao lado, e, aos 23, desperdiçou nova oportunidade, rematando por cima após cruzamento de Arias.

A União de Leiria sentiu muitas dificuldades para chegar à frente. Numa das raras situações em que a equipa de José Dominguez se libertou, Bruno Moraes voltou a ameaçar Rui Patrício, aos 16 minutos, mas o remate saiu com pouca força.

Com o aproximar do intervalo, o Sporting perdeu dinâmica, mas sempre que acelerava criava perigo.

Ao intervalo, Sá Pinto lançou Schaars mas os "leões" abrandaram na segunda parte.

Ao contrário, a União de Leiria melhorou com a entrada de Barkroth, ganhando alguma velocidade e posse de bola. O jogo ficou mais equilibrado, mas mais pela quebra dos visitantes.

Aos 70 minutos, parte do sistema elétrico do Estádio Municipal da Marinha Grande falhou, o que levou à interrupção do jogo durante cerca de dez minutos.

Depois do "intervalo" inesperado, o Sporting continuou cada vez mais a passo e a União de Leiria a errar quase todos os passes do meio-campo para a frente.

Os últimos minutos animaram, mas apenas em lances de bola parada: Marcos Paulo, de livre, viu Rui Patrício negar o golo aos 84 minutos.

Mais eficaz foi Matias Fernández, que resolveu o encontro também de livre, aos 90+ 11 minutos, num remate bem colocado, junto ao poste direito da baliza de Oblak.

Djaniny ainda teve o empate nos pés, aos 90+13 minutos, mas atirou às malhas laterais, e o Sporting saiu da Marinha Grande com a quinta vitória fora de portas da época, colocando termo a um ciclo de sete jogos sem ganhar como visitante, que se prolongava desde 30 de outubro de 2011.

Com este triunfo, que quebrou um ciclo de sete jogos sem ganhar como visitante para o campeonato, o Sporting permanece no quinto lugar, com 47 pontos, menos um que o Marítimo, que é quarto, enquanto a União de Leiria continua na 15.ª e penúltima posição, com 18.
PUB