Octávio Machado diz que falta treino para acabar com "drama dos penáltis"

Nas últimas cinco temporadas, o Sportingdesperdiçou 13 grandes penalidades. O drama mantém-se em Alvalade, sabendo, todosos intervenientes, de como os lances de bola parada são influentes. OctávioMachado ataca e diz que a marcação da penalidade não deve ser entregue aojogador que tem porventura a maior influência na construção de jogo.

RTP /
Foto: ICICOM

O Sporting tenta chegar à fase degrupos da Liga dos Campeões depois de três entradas directas. O único técnicoque o conseguiu em qualificação foi Octávio Machado.

"João Moutinho costuma ser um jogador determinante no Sporting e, apartir desse penálti, quase desapareceu. Não são os jogadores maisdeterminantes que devem bater as grandes penalidades", referiu.

Octávio Machado reforçou aindamais esta ideia. Para o antigo treinador do Sporting, o marcador das grandespenalidades deve ter outras características.

"Têm que ser jogadores com outras características. Mais calmos,tranquilos e que no momento tenham capacidade de leitura mais calma e maisfria. Tudo nasceu com o facto de alguns jogadores não quererem marcar os penáltis",declarou.

Para lá da frieza, diz OctávioMachado que é necessário que o jogador não vacile na confiança. Frieza,confiança e treino são factores obrigatórios para bater as grandes penalidades.

A recusa de Liedson num passadorecente originou um processo que, na opinião de Octávio Machado, aindapermanece.

"É uma questão de treino e confiança. Isto é tudo fruto de situações quejá se passaram no Sporting e que causaram mal-estar. Até hoje, isso nunca sedissipou", frisou.

O lance específico da grandepenalidade, mais uma, desperdiçada pelo Sporting acaba por ser, para OctávioMachado, um resultado do estado do clube.

"O Sporting vive num estado deansiedade - tanto a sua equipa, como dirigentes e adeptos - e isso foi notórioontem. Nada está perdido mas as coisas ficaram mais difíceis", concluiu.

PUB