"Os jogadores merecem entrar na história do clube"

O treinador do Sporting, Paulo Bento, disse esta segunda-feira que os jogadores do clube merecem fazer história terça-feira, quando podem pela primeira vez qualificar-se para os oitavos-de-final da Liga dos
Campeões de futebol. 

RTP /
Paulo Bento acredita que vai fazer história Lusa

"Queremos no final do jogo estar na história do clube. Os jogadores
merecem isso. Sabemos que ganhando ficamos praticamente apurados para os oitavos-de-final", referiu Paulo Bento. 
 
Na conferência de imprensa de antevisão do encontro com o Shakhtar Donetsk, da quarta jornada do Grupo C da "Champions", o técnico disse esperar "um jogo equilibrado, difícil, frente a um adversário com um colectivo forte, com boas qualidades individuais e forte fisicamente".  
 
"Temos de respeitar os argumentos do adversário, mas sabendo que temos argumentos para os contrariar", disse Paulo Bento, acrescentando que "o segredo é não cometer erros, provocar os erros e aproveitar os erros". 
 
O treinador "leonino" assumiu que o prémio monetário "é um factor importante" e algo que "é bom para o clube, para os jogadores, para o treinador". 
 
"A motivação tem de estar sempre presente. Mas reconheço que num jogo da Liga dos Campeões, em que três pontos nos podem fazer alcançar um grande objectivo, é normal que os índices de motivação estejam em alta, desde que não se tornem em ansiedade. Temos de ser uma equipa equilibrada táctica e emocionalmente", referiu. 
 
Nos últimos quatro encontros oficiais, o Sporting marcou três golos e não concedeu nenhum e Paulo Bento diz que, "se nos próximos dois jogos a equipa marcar dois golos e não sofrer nenhum, terminará este ciclo de forma excelente". 
 
"Acredito que uma grande equipa se começa a construir defendendo bem. Foi isso que nos levou a alcançar vários objectivos e a ficar perto do objectivo principal, o título nacional", afirmou. 
 
Paulo Bento espera terça-feira "um ambiente de Liga dos Campeões, em que os jogadores se sintam confortáveis e que consiga puxar pelo público".
 
 
"Quando as coisas estiverem mais difíceis, porque sabemos que vai haver momentos mais complicados, esperamos que o apoio venha do outro lado", considerou.
 
No último encontro, frente ao Rio Ave, Derlei foi expulso e não poderá
jogar domingo, frente ao FC Porto, na Taça de Portugal, algo que não agradou a Paulo Bento. 
 
"Não falei (com Derlei), mas não gostei. Qualquer dos jogadores convocados pode ser titular. Este não é um jogo para ensaiar, é um jogo para disputar, para competir. Temos um 'onze' em função do adversário, do calendário intenso, mas nunca um ensaio para o próximo jogo", referiu. 
  
À parte da análise do encontro de terça-feira, Paulo Bento diz que nunca sentiu falta de solidariedade por parte da direcção do clube "leonino", depois dos elogios do vice-presidente Miguel Ribeiro Telles, que não deixaram o técnico "mais aliviado, nem mais descansado".  
 
Confiança e solidariedade sinto-a desde Outubro de 2005. Até Maio, Junho de 2009, o máximo responsável da equipa de futebol sou eu. Nunca senti qualquer falta de apoio ou solidariedade, muito pelo contrário", afirmou. 
 
 
PUB